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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de março de 2006 09h58


PARA EVITAR MAIS ACIDENTES COM VíTIMAS FATAIS NA BR-364, O DEPUTADO J. BARRETO (PL) REQUEREU UMA AUDIêNCIA PúBLICA PARA DISCUTIR A DUPLICAçãO DA RODOVIA, NO TRECHO CUIABá/RONDONóPOLIS E CUIABá/NOVA MUTUM. O EVENTO ACONTECE NO PRóXIMO DIA 30 EM RONDONóPOLIS...

Audiência pública discutirá duplicação da BR-364

O evento foi requerido pelo deputado Barreto com o intuito de discutir políticas públicas para a duplicação da BR-364

ADRIANE RANGEL / Assessoria de Gabinete



Para evitar mais acidentes com vítimas fatais na BR-364, o deputado J. Barreto (PL) requereu na tribuna do Legislativo uma audiência pública que vai discutir a duplicação da rodovia, no trecho Cuiabá/Rondonópolis e Cuiabá/Nova Mutum. O evento acontece no próximo dia 30 em Rondonópolis. A discussão acontece na busca por providências imediatas em relação a pavimentação asfáltica, especialmente no trecho Cuiabá/Rondonópolis - que representa 41% dos acidentes da BR-364.

De acordo com o parlamentar existem vários trechos da BR-364, na região Sul, que se encontram em estado precário. “Os buracos tomam conta da pista, causam acidentes e prejuízo para a maioria dos motoristas que por ali trafega, já por muitos denominada de “rodovia da morte”, disse Barreto.

Conforme Barreto, é importante ouvir os diversos segmentos da sociedade, interessados na duplicação da BR-364. “O Parlamento não pode se furtar ao debate e se esquivar de ouvir opiniões e relatos de pessoas que utilizam a BR, que é a única ligação entre o sul e a parte oeste do norte do Brasil. Além disso, a BR-364 é também a principal via de escoamento da produção mato-grossense”, disse.

Barreto ressaltou que a duplicação da rodovia deve ser resolvida em regime de urgência. “Além de trazer desenvolvimento econômico para as regiões por onde passam, as estradas bem conservadas contribuem para a qualidade do tráfego e de vida da população, já que diminuem os índices de acidentes e aumentam os empregos”.

Na semana passada, a privatização da 364 foi tema do discurso do parlamentar na AL. Barreto afirmou que, além da Assembléia Legislativa, as lideranças políticas e a sociedade organizada do Estado, precisam defender e apoiar a privatização desse trecho da rodovia. Vale ressaltar ainda, que as BRs 163 e 070, que dão acesso a 364, são de suma importância para o país, uma vez que, juntas são responsáveis por praticamente todo o escoamento da safra agrícola nacional.

ESTATÍSTICA - Baseado nos números da Polícia Rodoviária Federal, a Br-364 é a mais perigosa do Estado tendo o trecho entre Cuiabá/Rondonópolis como o mais representativo na incidência de acidentes. Em relação ás rodovias, na seqüência aparece a BR-163, com 536 acidentes, 36 mortos e 338 feridos em 2005, tendo como base toda sua extensão em Mato Grosso.

De acordo com o levantamento do comando de policiamento rodoviário, da Policia Federal, em fevereiro deste ano, estima-se que cerca de 10 mil veículos circularam diariamente pela BR-364. Em época de safra esse número aumenta cerca de 30% chegando a 12 mil veículos por dia.

As estatísticas levaram Barreto a pedir, no Legislativo, um requerimento com as assinaturas de todos os parlamentares, para ser enviado a bancada federal. Objetivo é buscar apoio dos deputados federais e senadores mato-grossenses para atuar junto ao Ministério dos Transportes e pedir a urgente duplicação da rodovia. Segundo ele, o liberal Wellington Fagundes deve liderar a ação para fazer chegar o pedido às mãos do ministro Alfredo Nascimento.

Na oportunidade, serão convidados o Governador do Estado, o Ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento; o Diretor Geral do DNIT, Mauro Barbosa da Silva; o Coordenador do 11º UNIT, Laércio Coelho Pina; o Secretário de Estado de Infra Estrutura; o Presidente da Associação dos Municípios, bem como os prefeitos da região.

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