Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 18 de abril de 2002 00h00


AUDIêNCIA PúBLICA DISCUTIRá PROBLEMAS DA UFMT

Audiência Pública discutirá problemas da UFMT

Segundo reitor Paulo Speller universidade precisa de ações urgentes para recuperação de bibliotecas, laboratórios e demais estruturas físicas

MARIA NASCIMENTO / ALMT



A campanha "A Sociedade abraça a UFMT", criada para discutir os problemas da universidade, ganhou o respaldo da Assembléia Legislativa e dos deputados José Riva (PSDB ) e Humberto Bosaipo (PL), que realizam às 18 horas de hoje, no Plenário Oscar Ribeiro Soares, uma audiência pública para discutir questões financeiras, administrativas e orçamentárias.

"Vamos explicar e debater a real situação de como se encontra a infra-estrutura da universidade, principalmente, para recuperação da biblioteca, os laboratórios, informática e toda estrutura física", afirmou o reitor da UFMT, professor Paulo Speller.

Segundo ele, a Universidade já elaborou um documento com cinco projetos emergenciais e o encaminhou ao governo Federal. "A sociedade implantou um movimento e a Assembléia também faz parte dessa iniciativa para recuperar a UFMT", afirmou Speller.

Para o deputado José Riva, é fundamental que a sociedade tenha percepção dos problemas da UFMT e possa colaborar para minimiza-los. "A universidade é um centro de cidadania, que forma jovens e adultos para enfrentar a vida com mais condições de sucesso. Quando uma instituição como a UFMT vai mal, todos saem perdendo", afirmou.

Riva salientou que a audiência pública vai servir de base para um documento a ser encaminhado para autoridades estaduais e federais do setor educacional. "Será o primeiro passo de uma mobilização pela excelência e qualidade da UFMT. Estamos bastante otimistas quanto a isso", afirmou.

A UFMT conta atualmente com 15 mil universitários, divididos em mais de trinta cursos. Conforme o plano elaborado pela Reitoria, a Fundação necessita de aproximadamente R$ 80 milhões para a recuperação de toda infra-estrutura, além da construção do campus de Sinop.

"Essa reunião vai nos dar a oportunidade para expormos toda a visibilidade do quadro para a sociedade. Acredito no apoio do Riva e do Bosaipo, porque depois de lançada a campanha, a Assembléia foi a primeira instituição a se mostrar interessa na recuperação da UFMT", explicou Speller.

Mesmo diante desse quadro preocupante, a Reitoria ressalta que os salários dos funcionários estão em dia. "A questão salarial conseguimos resolver. Agora nosso maior objetivo é recuperar toda a infra-estrutura", afirmou.

"Temos que agradecer o papel fundamental dos deputados Riva e Bosaipo, que estão dispostos a dar o pontapé inicial para recuperação da universidade. Eles reconheceram a importância da Fundação para formação de profissionais no Estado", concluiu Speller.

Secrstaria de Imprensa
Assessoria de gabinete do deputado José Riva


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com