Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 6 de setembro de 2001 00h00


AUTORIDADES DISCUTIRãO O BANCO DO POVO EM SEMINáRIO

Autoridades discutirão o Banco do Povo em Seminário

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social



As micros e pequenas empresas mato-grossenses acabam de ganhar um grande aliado no reforço desse segmento da economia estadual. A Assembléia Legislativa encaminhou ao governador Dante de Oliveira (PSDB) uma proposta do deputado Humberto Bosaipo (sem partido) para criação do Programa de Crédito Produtivo Popular - o Banco do Povo.

No país, essas empresas representam 98% das 3,8 milhões existentes e fator determinante da economia. Significam também 59% dos empregos e 48% da produção brasileira. Se referindo a dados das pesquisas do Sebrae nacional e do IBGE, o parlamentar salientou que elas também são responsáveis por 35 milhões de postos de trabalho e pagam 42% da massa salarial brasileira.

“Esses dados refletem a importância de se resgatar o setor. Ele tem uma história de lutas e de significativas conquistas mas sofre com a falta de prioridade por parte do poder público, apesar de a Constituição Federal determinar tratamento diferenciado às micros e pequenas empresas”, disse.

Bosaipo também lembrou as dificuldades enfrentadas pelo setor para superar o primeiro ano de atividade de uma empresa e o difícil acesso ao crédito, um dos principais motivos da alta taxa de falências no país. O Banco do Povo nasceu em Bangladesh como Banco Grameen nos anos 70 e ganhou notoriedade internacional. No Brasil, por iniciativa governamental ou privada, foram criadas instituições similares em diversos estados. Sempre com linhas de crédito desburocratizadas, financiamentos acessíveis e baixas taxas de juros, com o objetivo de incentivar o crescimento de micros e pequenas empresas.

“Pesquisas realizadas há quatro anos, em Mato Grosso, mostraram que as linhas de crédito criadas para atender os micros e pequenos empresários do nosso estado não estavam alcançando o objetivo desejado. Das 42 mil empresas de pequeno porte, na época, apenas 10% conseguiram empréstimos para investimentos e capital de giro. De lá para cá, a situação piorou em Mato Grosso”, lamentou Bosaipo.

Secretaria de Imprensa

Em 06/09/2001


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com