Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 16 de outubro de 2003 18h11


Autoridades hipotecam apoio à Polícia Comunitária

REDAÇÃO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Nove deputados e três vereadores de Cuiabá prestigiaram a audiência pública da Assembléia Legislativa na Escola Dejani Ribeiro, no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. A audiência, requerida pela Comissão de Segurança Pública e Comunitária, teve o objetivo de discutir a segurança na região, compreendida por 17 bairros. Na ocasião foi lançada, simbolicamente, a pedra fundamental da sede da Polícia Comunitária do bairro.

A audiência pública, realizada na noite de quarta-feira, foi presidida pelo presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária, o deputado José Carlos do Pátio, do PMDB. Também prestigiaram o evento os deputados Verinha Araújo, do PT, J. Barreto, do PL, Sérgio Ricardo, do PPS e Zeca D´Ávila, do PFL, todos da Comissão de Segurança. Estiveram presentes ainda Eliene Lima (PSB), João Malheiros (PPS) e Joaquim Sucena (PFL), além dos vereadores Edmilson Prates, Júlio Pinheiro e Milton Rodrigues, de Cuiabá.

O secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Vitor Hugo Metelo, também presente, disse que, em função dos índices de violência na região, a obra é uma prioridade para o governo do estado. Ele, porém, não garantiu o início imediato das obras.

O comandante da Companhia de Policiamento da Capital (CPC), coronel PM Campos Filho, informou aos moradores presentes que uma estrutura como a reivindicada necessita de 50 a 90 homens, além de um mínimo de quatro viaturas. De acordo com ele, o efetivo é um dos maiores problemas da corporação. Porém, a necessidade do Jardim Vitória poderá ser atendida através de um concurso que deverá viabilizar o ingresso de 500 novos PMs. Ele, entratanto, adiantou que antes de quatro a cinco meses não será possível iniciar a implantação do serviço na localidade.

O deputado José Carlos do Pátio disse que o mapa da violência aponta que os índices de criminalidade são altos na região e que a obra é uma necessidade urgente. Ele e os demais parlamentares presentes garantiram que o Legislativo Estadual dará todo o apoio à efetivação do Policiamento Comunitário na localidade. A deputada Verinha destacou a necessidade de parcerias para a solução deste e de outros problemas da comunidade. De acordo com o deputado Sérgio Ricardo, cerca de 50 mil pessoas vivem na região e precisam da presença mais direta da PM na região.

Estão confirmadas as presenças dos deputados membros da Comissão: o presidente Zé Carlos do Pátio (PMDB), J. Barreto (PL), Zeca D’Ávila (PFL) e Vera Araújo (PT).

Conforme o capitão bombeiro Paulo Wolkmer, um dos integrantes da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembléia, será lançada no evento a pedra fundamental da sede da Polícia Comunitária do bairro Jardim Vitória.

A sede será construída em forma de mutirão e uma parceria com o Governo do Estado vai garantir o pessoal, os equipamentos, a mobília e os veículos para funcionamento da unidade. A região do Jardim Vitória foi apontada em um estudo da Secretaria de Justiça e Segurança como uma das quatro mais violentas da Grande Cuiabá.

A audiência é uma iniciativa da Comissão de Segurança Pública e estão sendo esperadas cerca de 300 pessoas representando toda a região dos 16 bairros. A intenção da Comissão da Assembléia é promover outras audiências para conhecer in loco o problema da violência e buscar soluções.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2553/613-2597/9982-0261/9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com