Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 22 de agosto de 2005 18h11


PARA MELHORAR A QUALIDADE DOS SERVIçOS DE SEGURANçA PúBLICA NO ESTADO, O GOVERNADOR BLAIRO MAGGI (PPS) DEU INíCIO AO 3º CURSO DE APERFEIçOAMENTO DE CADETES DA POLíCIA MILITAR, NO AUDITóRIO DO MINISTéRIO PúBLICO ESTADUAL (MPE)...

Autoridades participam de aula inaugural da PM

Aula Magna foi marcada pela palestra “Eficiência na Gestão”, proferida pelo governador Blairo Maggi

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE GABINETE



Para melhorar a qualidade dos serviços de segurança pública no Estado, o governador Blairo Maggi (PPS) deu início ao 3º Curso de Aperfeiçoamento de Cadetes da Polícia Militar, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE). Objetivo é capacitar os oficiais militares, que conseqüentemente poderão ocupar os mais altos cargos da carreira militar. Na aula inaugural, Maggi proferiu a palestra “Eficiência na Gestão”, quando destacou a importância da harmonia entre os Poderes Constituídos e cobrou empenho dos novos acadêmicos.

“A sociedade mudou o comportamento nos últimos anos e muitos de nós sofremos na pele essa mudança. Portanto, cabe a Polícia Militar e o sistema de Segurança Pública de Mato Grosso se adequar a esse novo momento e a essa nova realidade, inclusive chamando a sociedade para participar dessa discussão e também para assumir o seu papel”, pontuou o governador.

Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) a iniciativa é mais um avanço e vai contribuir na construção de uma política de segurança pública cada vez mais voltada ao cidadão. “A participação da Assembléia é fundamental para garantir os interesses da população. Por isso, os deputados apóiam a iniciativa e quer unir forças, por meio da Comissão de Segurança Pública da Casa, para que medidas como essa sejam efetivadas”, avaliou.

De acordo com o comandante da Academia da Política Militar e diretor do curso, tenente e coronel, Jorge Catarino Moraes Ribeiro explicou que a iniciativa é voltada aos militares capitães da Corporação. A terceira turma, que é formada por 28 profissionais da PM e dois do Corpo de Bombeiros, terá 780 horas/ aula (com duração de aproximadamente 6 meses).

“Objetivo principal é propiciar aos capitães um maior desempenho para que eles possam gerir segurança pública no Estado”, informou o coronel, ao acrescentar que após a especialização os capitães podem ser promovidos a major.

Entre as disciplinas do curso, que tem parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estão as disciplinas de Gestão de Pessoas; Sociologia Criminal; Polícia e Direitos Humanos; Inteligência e Segurança Pública e Tiro Defensivo. No final, os acadêmicos terão que entregar a monografia como conclusão do curso.

Além dos deputados Carlos Brito (sem partido) e Joaquim Sucena (PFL), participaram da solenidade, o comandante Geral da PM, Leovaldo Sales e os presidentes do Tribunal de Justiça (TJ), José Jurandir de Lima, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ubiratan Spinelli, o procurador do MPE, Paulo Prado e secretários de Estado.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Presidência da Assembléia Legislativa Fones: 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com