Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 1 de junho de 2021 09h31


EDUCAÇÃO

Avaliações no ensino médio poderão ser contabilizados para acesso à universidade

Proposta do deputado Wilson Santos (PSDB) foi protocolada dia 5 de maio na AL

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do Projeto de Lei (PL 311/2021) que autoriza o governo do estado a contabilizar, para fins de pontuação no processo seletivo de vestibular para ingresso na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o histórico de avaliações e presença dos alunos da rede estadual de ensino em sala de aula. O projeto de lei foi protocolado no dia 5 de maio e aguarda análise das comissões para, posteriormente, ser remetido ao plenário para votação. 

Pela proposta, as regras para a contabilização da pontuação serão definidas pela Diretoria de Gestão de Produção de Provas e Exames da Universidade do Estado de Mato Grosso em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

O parlamentar ressalta que em diversos países o histórico escolar dos estudantes é considerado, de forma integral ou parcial para o ingresso no ensino superior.

“Tal medida é uma forma de justiça para os estudantes que se dedicam durante toda vida escolar. Este projeto incentiva que o aluno mantenha seu foco durante toda vida escolar e reduz a pressão que o estudante sofre durante apenas alguns momentos em que ele presta o vestibular, por muitas vezes o estudante tem um ótimo conhecimento e um excelente rendimento escolar e não consegue colocar em prática seus conhecimentos, seja por nervosismo ou outros fatores externos”, justifica.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420