Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 9 de maio de 2003 15h25


NA TENTATIVA DE AMENIZAR A QUESTãO DA MALHA VIáRIA NO VALE DO ARAGUAIA, O DEPUTADO J. BARRETO (PL) APRESENTOU CINCO INDICAçõES PARA SEREM ENCAMINHADAS AO EXECUTIVO. AS INDIçõES PEDEM MELHORIAS PARA TRECHOS DA MT 465, DA MT 100 E DA MT 299. AS PONTES SãO APONTADAS COM OUTRO PROBLEMA GRAVE.

Barreto pede investimento para o Vale do Araguaia

Meta é melhorar a trafegabilidade e facilitar o escoamento da produção

SECRETARIA DE IMPRENSA / ALMT



O problema da malha viária, recordista em reclamações em todo o país, reflete diretamente na vida da população. A falta de condições de trafegar nas estradas estaduais, federais e municipais levam à perda de tempo e dinheiro, principalmente a classe produtora.

Na tentativa de amenizar essa questão, o deputado J. Barreto (PL) apresentou no Legislativo cinco indicações para serem encaminhadas ao Executivo com cópias ao secretário de Transportes, Luiz Antônio Pagot.

A primeira sugestão se refere à restauração da MT 465 que liga Mato Grosso a Mato Grosso do Sul, via Rio dos Peixes, local de grande movimento porque comporta a maior parte do escoamento de toda a produção de carne e leite do Estado, bem como o transporte escolar. “A restauração da MT 465 tem caráter urgente urgentíssimo porque a situação precária da estrada compromete o trabalho dos produtores da região e o horário dos estudantes”, alertou o parlamentar.

“Além disso, atropela o aspecto da segurança do pessoal em ocasiões de doenças e acidentes, quando são necessários deslocamentos urgentes para outras cidades”, acrescentou.

Conforme o parlamentar, essa estrada necessita também da construção de pontes de cimento em substituição às de madeira, que atualmente colocam em risco a vida das pessoas que não têm outra opção se não passar via Rio dos Peixes.

A terceira indicação, trata sobre o corte, rebaixamento e asfaltamento da MT 100, trecho que liga Alto Araguaia a Barra do Garças e atende as demandas dos grandes centros do país. “Com a concretização desta indicação, o governo proporcionará a satisfação de poder concretizar o sonho do povo, que da MT 100, faz o seu destino ficar mais ameno e seguro”, frisou.

J. Barreto propõe ainda a recuperação da MT 100 no perímetro urbano de Alto Araguaia, uma vez que com o aumento do fluxo de veículos que cortam a cidade rumo a Goiás e Mato Grosso do Sul, deixou o asfalto completamente danificado. “A recuperação imediata evitará danos físicos e a perda de vidas humanas”, justificou, ao destacar que os buracos forçam os motoristas a trafegar em sentido contra-mão, ocasionando graves acidentes.

De acordo com as solicitações, outra estrada que precisa de pavimentação asfáltica é a MT 299 que liga Alto Araguaia a Itiquira. Barreto assegura que esse trecho não foi contemplado com conclusão do asfalto por nenhum governo. “Fato que impede novos investimentos na região por parte de empresários que em função das péssimas condições de tráfego, que dificulta a saída dos produtos da região, preferem investir nos municípios com melhor acesso ”, concluiu.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2597/ 613-2553/ 9982-0261 /9951-1323


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com