Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 11 de outubro de 2005 15h16


Boinas Azuis farão mostra sobre missões de paz

Visitantes poderão conhecer músicas originais de líder guerrilheiro, vestimentas utilizadas pelos soldados, fotografias e objetos que relembram as missões

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Seguindo seu padrão de serviço, cinco ex-integrantes de missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) que serão homenageados pela Assembléia Legislativa no próximo dia 25 resolveram presentear Mato Grosso com uma exposição de fotos, vestimentas, diplomas e outros objetos que recordam as missões e os países em que estiveram. A mostra será feita nos saguão da Assembléia Legislativa, permanecerá de 25 a 28 de outubro e vai disponibilizar ainda aos visitantes uma fita com gravações originais de músicas do Timor Leste compostas por Enrico Gutierrez líder guerrilheiro.

Nas canções o revolucionário fala da guerra, dos conflitos políticos e da ocupação do seu país. Segundo o Tenente-Coronel Katibe a relíquia era ouvida por guerrilheiros e chegou às mãos do Exército através da população anônima e “é um documento histórico que agora poderá ser apreciado pela população”, disse.

Integram o grupo que está preparando a mostra em parceria com o Instituto Memória da AL, o Tenente-coronel Katibe, o Sub-tenente Euclides, o soldado Gilson Hugo de Azevedo, o Major Valide e a Major PM Zózima Dias dos Santos, primeira PM de Mato Grosso a exercer as funções de soldados em países em conflitos pelas missões de paz da Onu. “Enfrentei as ruas de maio a dezembro de 1994 em Moçambique, fui a primeira mato-grossense e talvez brasileira a enfrentar o trabalho de campo”, informou.

Zózima aguardar uma pesquisa que está sendo realizada para comprovar se foi ou não a primeira mulher brasileira a enfrentar as ruas em momentos de conflitos e por missão de paz da Onu. Ela e outros 36 Boinas Azuis que já participaram das mais diversas missões em vários locais do mundo, a exemplo da Faixa de Gaza, Timor Leste, Angola, Honduras, São Domingos, Moçambique e Iugoslávia, serão homenageados pela Assembléia Legislativa em Sessão Solene requerida pelo deputado Eliene Lima.

Entenda

Os boinas azuis são as forças de manutenção de paz das Nações Unidas. Eles ajudam a aplicar os acordos de paz, fiscalizam o cessar fogo, fazem patrulhamento das zonas desmilitarizadas, criam zonas de separação entre forças em conflito e procuram suspender as lutas, enquanto os negociadores buscam uma solução pacífica para as controvérsias.

Como a ONU não tem exército, os países membros é que oferecem equipes e tropas para cada missão de manutenção de paz, de forma voluntária. Além dos militares, essas operações contam também com agentes de polícia e observadores da situação dos direitos humanos, que só utilizam as armas estritamente necessárias para sua defesa pessoal. Em muitos dos casos, vão desarmados, tendo na imparcialidade, na persuasão e no uso mínimo da força a sua principal "arma".

Os soldados das forças de paz não juram obediência às Nações Unidas, mas aos governos de seus países. Vestem seus próprios uniformes, identificando-se como integrantes das missões apenas pelas boinas azuis, que é um tipo de distintivo da ONU. Cada nação tem autoridade sobre suas tropas, podendo retirá-las das regiões de conflito no momento em que desejarem.

Maiores informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa Fone 3901 - 6680


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com