Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 8 de agosto de 2005 15h54


REPRESENTANTES E ALUNOS DE 18 DAS 23 ESCOLAS MUNICIPAIS DE VáRZEA GRANDE ESTIVERAM REUNIDOS NA SEDE DA SECRETARIA DE BEM ESTAR SOCIAL DA CIDADE PARA RECEBER ORIENTAçõES SOBRE O PARLAMENTO MIRIM QUE VAI INTEGRAR ALUNOS DE 5ª A 8ª SéRIES DE CUIABá E VáRZEA GRANDE AOS TRABALHOS DO PARLAMENTO ESTADUAL...

Bosaipo articula encontros do Parlamento Mirim

Alunos de 5ª a 8ª series das escolas públicas e particulares poderão apresentar projetos, e serem eleitos parlamentares por um dia

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Representantes e alunos de 18 das 23 escolas municipais de Várzea Grande estiveram reunidos na sede da Secretaria de Bem Estar Social da cidade para receber orientações sobre o Parlamento Mirim que vai integrar alunos de 5ª a 8ª séries de Cuiabá e Várzea Grande aos trabalhos do parlamento estadual. O programa será implementado pela Comissão de Educação Desporto e Seguridade Social da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Humberto Bosiapo (PFL), autor da idéia.

Durante a palestra ministrada pelo assessor Major Wolkemer eles aprenderam que o programa foi instituído em 2001 e que através dele alunos de 5ª a 8ª series das escolas públicas e particulares poderão apresentar projetos, e serem eleitos parlamentares por um dia. Todas as informações sobre o projeto e a regulamentação para participação das escolas e seus respectivos alunos foram repassadas pelo ministrante também em disquetes e folhetos para serem levados a todos os estudantes da cidade industrial.

Para o representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande, professor Helvécio Lopes, “o projeto amplia os horizontes e deve permitir o envolvimento do aluno para que ele se torne protagonista da história de sua cidade e até do seu estado”. O aluno César Augusto da 7ª série da Escola Benedita Bernardina do bairro Nova Esperança acredita que é a oportunidade dos alunos falarem e serem diretamente ouvidos pelos políticos. Para ele, “nos bairros não se tem muita oportunidade de falar e apontar o que deveria ser feito e agora os alunos ganham essa chance”.

A aluna Aliete Ariane da Escola Lúcia Leite no bairro 13 de setembro também ficou otimista. Para ela “ o programa vai melhorar a escola e a vida de muitos bairros pobres e afastados que vão se envolver e ajudar a melhorar a realidade. Da mesma forma, a professora Nazaré Maria Dreyer da Escola David Mayer, bairro São Simão acredita na idéia. Segundo ela, é a oportunidade que faltava para que a escola e a sociedade se aproximem mais e possam provocar uma mudança de realidades: creio que é a oportunidade que faltava. Temos que ter jovens conhecendo e atuando. Nesses alunos estão as mudanças e juntos dos acontecimentos poderemos provocar uma mudança para melhor”, disse.

O Programa Parlamento Mirim será vivenciado anualmente. A idéia é começar no próximo mês de novembro com alunos de 5ª a 8ª série das escolas públicas e particulares de Cuiabá e Várzea Grande, passar para as cidades pólos em 2006 e, posteriormente, chegar aos demais municípios mato-grossenses.

Para participar e ser eleito Parlamentar Mirim o aluno deve estar freqüentando regularmente a escola. Deve apresentar um projeto de lei, executável, nas áreas já designadas pela comissão organizadora. São eles: Agropecuária; Cultura; Defesa do Consumidor; Direitos Humanos; Educação; Esportes; Habitação; Meio Ambiente; Minas e Energia; Saúde; Segurança Pública e Transporte.

Quem quiser ter acesso a íntegra do regulamento deve solicitar pelos e-mails: humbertobosaipo@al.mt.gov.br ou bosiapo@bosaipo.com.br em breve no site: www.bosaipo.com.br

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa Fones: 613-2553


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com