Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 7 de maio de 2002 00h00


BOSAIPO ARTICULOU INSTALAçãO DA CARAMURU ALIMENTOS EM MT

Bosaipo articulou instalação da Caramuru Alimentos em MT

Caramuru Alimentos começará obras de suas instalações em 60 dias

MARIA NASCIMENTO / ALMT



O deputado Humberto Bosaipo viabilizou a audiência com da Caramuru Alimentos com o governador Rogério Salles As obras para implantação da Caramuru Alimentos que produz Óleos Especiais de Milho, Soja e Girassol terão início em Alto Taquari (MT), num prazo de 60 dias. A decisão A decisão foi acertada, hoje pela manhã (7), durante reunião que a diretoria da empresa teve com o governador Rogério Salles, para definirem dos detalhes de legislação para que, a Caramuru Alimentos passe a operar no Estado, a exemplo, do que ocorre em Itumbiara (GO) e Maringá (PR).

Mas a instalação da empresa depende ainda de pequenos detalhes jurídicos referentes á doação de uma área de 10 hectares de propriedade do terminal de transportes modal, Ferronorte que já adiantou a viabilidade de ceder o terreno. Pelo projeto, a Caramuru terá um investimento de R$ 30 milhões na primeira etapa da obra. Na segunda etapa, os investimentos estão orçados em mais U$ 18 milhões. A estimativa do diretor da Caramuru Alimentos, Alberto Borges é de uma produção inicial de 3 mil toneladas por dia de alimentos e a produção de refino de óleos especiais, originados da soja, milho e girassóis.

Alberto Borges afirmou ainda que o empreendimento vai gerar mais empregos para Alto Taquari e aumentar a receita estadual com a arrecadação dos impostos industriais que foram discutidos de forma igualitária entre o Estado, a prefeitura local e o Governo que acenaram com contra-partidas significantes para a instalação da indústria.

A reunião foi articulada pelo vice-governador e presidente da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Bosaipo (PL) principal, intermediador nas intenções de Alberto Borges, que desde o ano passado, recorreu ao parlamentar para viabilizar uma audiência com o governo. Também reforçaram o apelo de Alberto Borges, o presidente da Ferronorte, Nelson Bastos, o prefeito de Alto Taquari, Lairton Sperândio (PL), secretário de Indústria Comércio e Mineração, Ricardo Corrêa e os deputados federal, Wellington Fagundes (PL) e o estadual, Hermínio J. Barreto (PL).

"Além de gerar empregos vai solidificar o empresariado de Alto Taquari e região que vão ganhar muito com a Caramuru. Depois, o Estado será beneficiado com a arrecadação de receitas", disse Bosaipo. Ele ressaltou que a empresa Terra Boa Araguaia Indústria e Comércio de fertilizantes manifestou desejo de se instalar em Alto Araguaia. Tivemos uma conversa produtiva e acho que a empresa vão aportar em nossa região", afirmou.

Lairton Sperândio assegurou a contra-partida do município com a redução e até isenção de alguns impostos como ISS e a terraplanagem. De acordo com Humberto Bosaipo, Alto Taquari é um município com 16 anos de emancipação político-administrativo com forte vocação para o setor econômico na área da agricultura e agropecuária que vem sendo diversificada com a Ferronorte, cujos trihos transporta soja e milho para outros Estados brasileiros.

Alto Taquari cresce 15% ao ano em relação à média do Estado. A região que é considerada o celeiro de Mato Grosso está na divisa dos estados São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás num raio de 1 milhões de hectares que representa 8% de toda a produção do Centro Oeste. “Parece que mais viável a Caramuru Alimentos se instalar em Alto Taquari. Tecnicamente é mais viável”, disse Bosaipo.

Secretaria de Imprensa
Sid Carneiro


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com