Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 20 de agosto de 2004 15h48


OS PORTADORES DE DEFICIêNCIA EM MATO GROSSO Já PODEM TER A PERSPECTIVA DE CONTAR COM UM óRGãO QUE OS AUXILIE EM QUESTõES ESPECíFICAS INERENTES A ELAS. O DEPUTADO HUMBERTO BOSAIPO (SEM PARTIDO) DEVE APRESENTAR UMA INDICAçãO AO EXECUTIVO, QUE SUGERE A IMPLANTAçãO DO CONSELHO ESTADUAL PARA ASSUNTOS DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIêNCIA (CEAPPD)...

Bosaipo propõe Conselho Estadual para Deficientes

Objetivo é lutar pela cidadania plena da categoria

IVANA QUADROS / SECRETARIA DE IMPRENSA



As pessoas portadoras de deficiência em Mato Grosso já podem ter a perspectiva de contar com um órgão que os auxilie em questões específicas inerentes a elas. Com a implantação do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CEAPPD), que tem como objetivo ser um órgão fomentador de mobilização social e de diálogo com a sociedade, vai também ser o elo de ligação com o Estado e os demais Poderes constituídos.

O deputado Humberto Bosaipo (sem partido) vai apresentar, por meio de indicação, que será encaminhada ao governador Blairo Maggi (PPS), a necessidade da implantação do órgão. O documento deve ser proposto até o final deste mês. Bosaipo esclareceu que Mato Grosso é um dos poucos estados que não possuem um conselho que ampare os deficientes, apesar de cerca de 10 a 15% da população mato-grossense apresentar algum tipo de deficiência.

Segundo ele, ao longo dos anos, vários tipos de mobilizações de diferentes segmentos da sociedade civil têm surgido para defender e promover os direitos dos cidadãos em suas múltiplas dimensões.

“Não é tarefa do governo mobilizar a sociedade. No entanto, ele pode e deve colaborar nessa tarefa atendendo as demandas legítimas decorrentes dessa mobilização”, argumentou o parlamentar, ao complementar que essa representação vai intensificar o diálogo com o Estado.

Para a representante da Comissão do Fórum de Defesa da Pessoa com Deficiência, Flávia Tereza do Nascimento, a iniciativa é ótima: “Com a criação deste conselho, teremos representatividade. Isso também legitimará o trabalho do fórum”, salientou.

O parlamentar argumentou que a criação do CEAPPD é um antigo anseio das entidades e todos os seus interesses estarão voltados para o debate em torno de projetos, metas e propostas de ação. Ele assegura que o conselho vai fortalecer a classe e “lutar pela cidadania plena desse segmento”, complementou.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/ 613-2597/ 9982-0261


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com