Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 12 de junho de 2006 14h15


O DEPUTADO HUMBERTO BOSAIPO (PFL) APRESENTOU REQUERIMENTO, SEMANA PASSADA, PARA DISCUTIR O PROJETO DE LEI 96 QUE TRATA DA POLíTICA ESTADUAL DE APOIO AO COOPERATIVISMO EM MATO GROSSO. O DEBATE SERá REALIZADO NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, POR MEIO DE AUDIêNCIA PúBLICA. A DATA AINDA NãO FOI DEFINIDA...

Bosaipo quer discutir o cooperativismo em MT

De acordo com o último levantamento do site Brasil Cooperativo, em Mato Grosso existe 160 cooperativas e em todo o país já são mais de 6.711 mil

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado Humberto Bosaipo (PFL) apresentou requerimento, semana passada, para discutir o projeto de lei 96 que trata da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo em Mato Grosso. O debate será realizado na Assembléia Legislativa, por meio de audiência pública. A data ainda não foi definida pelo parlamentar.

Para participar da audiência pública Humberto Bosaipo está convidando o governador Blairo Maggi (PPS), os secretários de Estado, representantes da FAMATO e FETAGRI e demais segmentos ligados ao setor do cooperativismo.

De acordo com o parlamentar, em Mato Grosso existem aproximadamente 160 cooperativas ligadas as mais diversas áreas. “A aprovação de uma política de apoio às mesmas é de fundamental importância para o crescimento desse importante setor. A sociedade e os segmentos interessados nesse projeto precisam conhecer a proposta e opinar sobre a mesma”, destacou Humberto Bosaipo.

O projeto de lei que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) define o conjunto de atividades exercidas pelo poder público e privado a beneficiar direta e indiretamente o setor cooperativista na promoção do desenvolvimento social, econômico e cultural, desde que reconhecido seu interesse público.

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

Segundo Humberto Bosaipo, o cooperativismo é o melhor caminho para se chegar ao desenvolvimento. Na Europa, mais de 45% da população é cooperativada, e, nos Estados Unidos são 35%, mas no Brasil são apenas 4%.

“Por isso, a criação de uma política estadual do cooperativismo visa fomentar o fortalecimento político deste setor. Acreditamos no desenvolvimento quando há organizações da sociedade”, observou Bosaipo.

O último levantamento realizado pelo site Brasil Cooperativo, em todo o país existe 6.711 mil cooperativas. Quem lidera o ranking é São Paulo com 1.089, enquanto o estado do Acre aparece com 25 cooperativas.

Caso a proposta seja aprovada, segundo Bosaipo, Mato Grosso será o sétimo estado brasileiro a ter uma legislação cooperativista, ao lado de Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310 e 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com