Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 27 de maio de 2002 00h00


BOSAIPO QUER FIM DE BARREIRA COMERCIAL à BANANA MATO-GROSSENSE

Bosaipo quer fim de barreira comercial à banana mato-grossense

Produtores interditaram BR-158 em protesto à barreira comercial imposta por Goiás

MARIA NASCIMENTO / ALMT



O presidente da Assembléia Legislativa e vice-governador, deputado Humberto Bosaipo (PL) e o governador Rogério Salles (PSDB) estudam neste momento uma saída para o fim da barreira comercial á produção de bananas mato-grossenses em território goiano.

Na semana passada, Bosaipo encaminhou ofício para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes solicitando a intervenção junto ao governo de Goiás para acabar com as retaliações contra os produtores mato-grossenses.

“Trata-se de uma equivocada política protecionista que está causando um prejuízo econômico e social para Mato Grosso”, disse Bosaipo.

Hoje pela manhã, os produtores rurais do distrito de Novo Paraíso (Ribeirão Cascalheira- MT) interditaram a BR-158, principal via de acesso ao estado de Goiás. Os manifestantes protestam contra a barreira comercial imposta pela Vigilância Sanitária goiana, que alega a existência do vírus sigatoka negra, na produção de bananas de Mato Grosso. Segundo um dos membros da Associação de Produtores de Bananas de Novo Paraíso, Ronan José da Silva, agrônomos credenciados pelo Indea e Emapaer emitiram por três vezes no ano passado, o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) negando a doença na produção de bananas da região.

“Nossa furta é de excelente qualidade, livre de agrotóxicos e chega ao mercado goiano por preço inferior ao do produto local”.

De acordo com ele, a região produz até 150 toneladas da fruta num intervaldo de dois meses. Com o impasse, Ronan disse que o produto que era vendido por R$12,00 passou a ser comercializada a R$ 3,00.

Ronan acusou os fiscais goianos de terem incinerado a carga de um agricultor mato-grossense, em Iporá (GO). O produto deveria ser vendido em São Paulo.

A vigilância Sanitária de Goiás, afirmou que as providências sobre o assunto estão sendo tomadas no Ministério da Agricultura.


DESESPERO

As autoridades de Ribeirão Cascalheira tentaram negociar com os produtores do distrito para que adiassem a iniciativa de interromper o tráfego na “Além disso, eles estão em situação de desespero. Venderam tudo para investir na cultura da banana, que hoje movimenta toda a economia do distrito e tem grande importância no contexto do município, de forma que não é possível esperar mais”, completa o presidente da Câmara Municipal, vereador Custódio Pereira.

O bloqueio da rodovia está previsto para ser iniciado na manhã de segunda-feira e deverá ser mantido até que o problema seja solucionado, conforme adiantaram os líderes dos produtores.

Secretaria de Imprensa

Haroldo Assunção e Sid Carneiro


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com