Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 24 de agosto de 2005 10h59


Bosaipo quer vistoria nas pontes no Araguaia

ADRIANGELO ANTUNES / ASSESSORIA DE GABINETE



O Deputado Humberto Bosaipo – PFL encaminhou expediente ao coordenador em Mato Grosso do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte – DNIT, Eng. Laércio Coelho Pina, ao Secretário de Infraestrutura do Estado, Vilceu Marcheti e ao superintedente da defesa Civil em Mato Grosso Ten. Cel. BM Arilton Azevedo Ferreira, solicitando a realização urgente de uma vistoria técnica na ponte sobre os rios Araguaia e Garças, na confluência entre as BRs 070 e 158, divisa entre Mato Grosso e Goiás, mais precisamente nos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

Segundo o deputado, são constantes e antigas as manifestações de preocupação da população local sobre as condições de conservação da estrutura da ponte, construída pela Fundação Brasil Central no início da década de 50 e submetida, além das fortes enchentes daqueles rios, ao tráfego intenso de veículos, principalmente de ônibus e caminhões com carga muitas vezes superior ao permitido.

A ponte denominada “Ministro João Alberto”, mas que já foi chamada “Arquimedes Pereira Lima” em homenagem ao seu construtor, é, na verdade, constituída de 02 lances, um sobre o rio Garças com 6 (seis) vãos e outro sobre o rio Araguaia com 09 (nove) vãos. Os vãos centrais da ponte são de 26 (vinte e seis) metros, enquanto que os localizados nos extremos são de 21 (vinte e um) metros nas duas pistas. As fundações foram montadas em tubulações de concreto variando a profundidade de 7 (sete) a 20 (vinte) metros, todas cavadas na rocha. O comprimento da ponte é de 394 (trezentos e noventa e quatro) metros, sendo 240 (duzentos e quarenta) metros sobre o rio Araguaia e 154 (cento e cinqüenta e quatro) metros sobre o rio Garças.

Bosaipo vem chamando a atenção das autoridades também para a situação da ponte sobre o Rio das Mortes em Nova Xavantina em função da expressiva ampliação da atividade agropecuária na região do Norte-Araguaia. “As pontes em questão tem importância essencial não só para a economia do Vale do Araguaia como para a integração econômica entre Mato Grosso e Goiás. Temos que tomar medidas urgentes para se evitar uma interrupção no tráfego sobre as pontes e mesmo uma possível tragédia em razão das milhares de pessoas que por elas transitam diariamente principalmente na travessia em Barra do Garças” afirmou Bosaipo.

Mais informações
Assessoria de Gabinete - Deputado Humberto Bosaipo
3901-6320


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com