Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 20 de outubro de 2005 18h21


Brito destaca projeto Parque Paiaguás

Detran e Sema executam obra na Lagoa do CPA com espaço de educação ambiental e para o trânsito

ALANA CASANOVA / ASSESSORIA DE GABINETE



A Lagoa Paiaguás, localizada no Centro Político Administrativo (CPA), recebe a partir de hoje (20) as primeiras medidas para se tornar o mais novo cartão postal da capital, Cuiabá. Vigilância 24 horas e restrição de acesso à lagoa são trabalhos realizados desde já pelos fiscais da Secretaria de Meio-Ambiente (SEMA), que disponibilizou um trailer a fim de garantir o processo de revitalização total do parque.

Originada de projeto parlamentar 004/05 de autoria do deputado estadual Carlos Brito (PDT), a revitalização da Lagoa com criação do Parque destina o espaço, antigo Juliorama e Luna Parque, apenas para fim público ambientalmente correto. Lá serão promovidas atividades de educação ecológica, conscientização ambiental e trilha ‘da vida’ em 2 km de extensão.

. O investimento inicial de R$ 2,2 milhões na obra permitirá a construção de pista de caminhada, jardins temáticos, espaço de múltiplo uso, centro de educação ambiental e para o trânsito, restaurante, área esportiva, além de um museu de história natural e antropológica.

Para o presidente do Detran, Moisés Sachetti, que remonta à época em que a área de lazer passou a servir para a desova de cadáveres, o Parque Paiaguás tem importância social, ambiental e proporcionará o estímulo à educação para o trânsito.

Na parceria com o Detran, caberá à Secretaria de Meio-Ambiente o assessoramento técnico e logístico e o tratamento de esgoto.

A estimativa do governo é que a obra seja concluída até o segundo semestre de 2006. Enquanto isso, o acesso dos visitantes será liberado assim que a limpeza e a segurança da área comecem a ocorrer.

Embora tenha levado anos, no entendimento de Carlos Brito, o trabalho de revitalização da área a tornará muito mais que atrativa, mas politicamente correta. “Desde 2003 o governo já estudava o projeto. Temos a indicação e o estudo da viabilidade para a execução desse parque e independente de questões políticas, partidárias e eleitorais o governo respeitou as questões institucionais”.

Brito pondera que governo algum, além do atual, investiu tanto em obras públicas de infra-estrutura, escolas, casas e pontes num espaço tão curto de tempo. “É preciso reconhecer que o governador assumiu em 1º de janeiro de 2003 e que, por isso, a realidade precisa ser delineada dentro dos interesses públicos e sociais que foram prioridade para Blairo Maggi”, finaliza.

Mais Informações:
3901-6600/9201


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com