Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 28 de abril de 2006 14h09


NESTA QUINTA-FEIRA, 27 DE ABRIL, COMEMOROU-SE O ‘DIA DA EMPREGADA DOMéSTICA’. EM RAZãO DISSO, O DEPUTADO ESTADUAL CARLOS BRITO (PDT) PARABENIZA TODAS AQUELAS QUE ENFRENTAM AS DIFICULDADES DO DIA-A-DIA E, ACIMA DE TUDO, O PRECONCEITO PARA DESEMPENHAR A PROFISSãO...

Brito parabeniza empregadas domésticas

Associação de Tangará da Serra é referência para o Estado

KATIÚSCIA MANTELI / ASSESSORIA DE GABINETE



Nesta quinta-feira, 27 de abril, comemorou-se o ‘Dia da Empregada Doméstica’. Em razão disso, o deputado estadual Carlos Brito (PDT) parabeniza todas aquelas que enfrentam as dificuldades do dia-a-dia e, acima de tudo, o preconceito para desempenhar a profissão.

O parlamentar recebeu a visita da voluntária da Associação das Empregadas Domésticas de Tangará da Serra, advogada Elaine Neide Brinker, que explicou que, atualmente, a instituição funciona legalmente e conta com quase 800 associadas. Elas pagam um valor mensal de R$ 5, que garante vários benefícios.

“Na verdade, a instituição tem 800 associadas, porém, têm aquelas que se distanciam, se afastam, mas posteriormente voltam a participar. Efetivamente contamos com 350 empregadas domésticas. Todas elas recebem qualificação”, afirma Elaine.

As associadas passam por cursos de culinária, copeira, camareira, primeiros socorros, além de informática e outros. Até mesmo a presidente da associação, Sideni Aparecida Silva, dona Sena, fez um curso de oratória para se expressar melhor durante as reuniões e entrevistas.

Para Elaine, o principal incentivo para essas trabalhadoras é a motivação. “Elas precisam se orgulhar do que fazem. Minha principal proposta é que essas mulheres afirmem-se como profissionais ao dizer que são empregadas domésticas”.

A instituição funciona em parceria com diversos setores, inclusive supermercados, que fornecem os produtos necessários para a realização dos cursos. “A primeira dama, Terezinha Maggi, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), é uma das nossas principais parceiras”, disse Elaine.

Recentemente, o Governo doou 50 casas populares para a instituição que selecionou, dentro de alguns critérios, as associadas que receberam os imóveis. Nos últimos três anos, a Setecs qualificou 168 empregadas domésticas de Cuiabá e Rondonópolis. Brito está articulando uma nova turma para a possível realização do curso também este ano.

Santa Zita

O dia (27 de abril) é em razão ao Dia de Santa Zita, a padroeira das empregadas domésticas. Santa Zita era filha de camponeses e aos 12 anos foi trabalhar como empregada doméstica na casa de uma rica família. Foi-lhe confiado o encargo de distribuir esmolas a cada sexta-feira. E dava também do seu pouco, da sua comida, das das suas parcas economias. Por 60 anos foi doméstica. Na hora da morte tinha ajoelhada aos seus pés toda a família Fatinelli, a quem servira toda a vida. Morreu no dia 27 de abril de 1278. Papa Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas do mundo inteiro.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
8403-5470 / 3901-6600


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com