Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 6 de março de 2006 15h46


O DEPUTADO ESTADUAL CARLOS BRITO (PDT) APRESENTOU DUAS INDICAçõES NA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA QUE TRAZEM BENEFíCIOS à POPULAçãO DE CUIABá E DE OUTROS SETE MUNICíPIOS. NA PRIMEIRA PROPOSTA ELE PEDE A INSTALAçãO DE UMA BIBLIOTECA PúBLICA NO PARQUE MãE BONIFáCIA. NA OPINIãO DE BRITO, O MãE BONIFáCIA REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE íMPAR DE EQUACIONAR O LAZER COM A EDUCAçãO E PRESERVAçãO AMBIENTAL. PARA ELE, “O CONTATO COM A NATUREZA...

Brito quer biblioteca no Parque Mãe Bonifácia

Parlamentar também defende a instalação de uma Câmara Setorial Temática para avaliar e acompanhar a implantação da Região Metropolitana

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado estadual Carlos Brito (PDT) apresentou duas indicações na Assembléia Legislativa que trazem benefícios à população de Cuiabá e de outros sete municípios.

Na primeira proposta ele pede a instalação de uma biblioteca pública no Parque Mãe Bonifácia. Na opinião de Brito, o Mãe Bonifácia representa uma oportunidade ímpar de equacionar o lazer com a educação e preservação ambiental. Para ele, “o contato com a natureza gera a cumplicidade necessária e o entendimento de que espaços como este precisa ser tratado com muita seriedade, devido à sua relevância e alcance social, agregando valor à estrutura já existente no Parque”, disse.

Inaugurado oficialmente em 2001, o Parque da Cidade, "Mãe Bonifácia", localizado na Avenida Miguel Sutil, nesta capital, ao longo destes cinco anos tem sido uma referência de lazer, valorização da cultura local e um importante espaço voltado para práticas que refletem diretamente na qualidade de vida dos freqüentadores, tais como caminhadas e campanhas preventivas na área de saúde.

Por ser um local atípico, Brito sugeriu ao governo, através das Secretarias de Estado de Cultura e de Educação que esta biblioteca pública tenha características mais amplas que as habituais. “Além da composição tradicional caracterizada por prateleiras com livros, revistas e jornais, que a biblioteca contenha itens que a tornem um espaço de convivência e um ponto de encontro entre estudantes da rede pública e privada, bem como a população cuiabana e mato-grossense de uma forma geral”, sintetizou.

CST - Na segunda, ele propôs a criação e instalação de uma Câmara Setorial Temática, pelo período de 180 dias, prorrogáveis por igual período, com o objetivo de diagnosticar, analisar, discutir e sugerir ações para dirimir questões relacionadas à criação e implantação da Região Metropolitana de Cuiabá. A meta de acordo com Brito é que a comissão a ser composta de cinco membros possa provocar debates, análises, troca de conhecimentos e de experiências, convidando vários segmentos da sociedade organizada e também do poder público para desenvolver trabalhos e propor ações relacionadas à criação e implantação da Região.

Brito é autor do Projeto de Lei Complementar 11/05, que tramita na assembléia legislativa e cria a Região Metropolitana de Cuiabá, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Cuiabá e autoriza o Poder Executivo a instituir entidade autárquica e a constituir o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Região de Cuiabá.

Pelo projeto, a região será inicialmente composta de sete municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Acorizal. Com a transformação em região metropolitana os sete passam a promover, em conjunto ações, com vistas ao exercício e integração funcional de natureza econômico-social e urbanística. Entre as primeiras ações previstas está a integração do transporte.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901-6283/ 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com