Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sábado, 11 de agosto de 2007 10h34


ATUALMENTE, O BRASIL PRODUZ CERCA DE 185 MILHõES DE TONELADAS DE GRãOS, ESCOADOS PELAS RODOVIAS ESTADUAIS E FEDERAIS, COM UMA áREA AINDA PRODUTIVA DE 91 MILHõES DE HECTARES. NA PRODUçãO TOTAL DA áREA DISPONíVEL, A SAFRA CHEGARIA A UM BILHãO DE TONELADAS A SEREM ESCOADOS DO PAíS. “É QUASE INVIáVEL. NãO Há COMO TIRAR TODA ESTA CARGA DO BRASIL. A VIABILIDADE DESTE PROJETO é CLARO, E DEFENDEMOS QUE EM

Brunetto defende articulação em Brasília

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Atualmente, o Brasil produz cerca de 185 milhões de toneladas de grãos, escoados pelas rodovias estaduais e federais, com uma área ainda produtiva de 91 milhões de hectares. Na produção total da área disponível nacional, a safra chegaria a um bilhão de toneladas a serem escoados do País. “É quase inviável. Não há como tirar toda esta carga do Brasil. A viabilidade deste projeto é claro, e defendemos que em Brasília seja feito o lobby necessário para que o projeto saia do papel e seja efetivamente implantado”, explicou o parlamentar Ademir Brunetto.

Brunetto explicou que vai iniciar um processo de articulação em Brasília para conseguir a liberação das licenças ambientais e recursos para a obra ser viabilizada. “ Além de tudo garantimos sustentabilidade da região, a preservação do meio ambiente e com uma economia incalculável aos cofres públicos tendo em vista que a tendência é só aumentar os investimentos nas estradas para dar conta do escoamento”, explicou.

Os municípios que compõem a área de influência da hidrovia são: Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Cana Brava do Norte, Carlinda, Castanheira, Cláudia, Colíder, Cotiguaçu, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Itaúba, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratan, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Terra Nova do Norte, Tapurá, União do Sul e Vera.

O parlamentar defendeu a ampliação dos debates no maior número de municípios da área de influência, além de reuniões com a bancada federal na viabilização de recursos para a obra.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com