Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007 08h42


O DEPUTADO ADEMIR BRUNETTO (PT) ESTEVE EM BRASíLIA, NA SEMANA PASSADA, PARA DISCUTIR NO MINISTéRIO DA AGRICULTURA A INSTALAçãO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUáRIA (EMBRAPA) EM MATO GROSSO. AS NEGOCIAçõES COMEçARAM EM DEZEMBRO...

Brunetto defende instalação da Embrapa em MT

Deputado recebeu convite do presidente para participar de reunião que discutiu também o futuro da BR-163

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado Ademir Brunetto (PT) esteve em Brasília, na semana passada, para discutir no Ministério da Agricultura a instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Mato Grosso. As negociações começaram em dezembro do ano passado, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Barra do Bugres, no lançamento da usina de Biodiesel e, está caminhando para uma resolução a curto espaço de tempo.

“Tivemos a primeira conversa e o presidente (Lula) me pediu que apresentasse um projeto sobre a importância da instalação da entidade no Estado”, justificou o parlamentar.

Brunetto também recebeu um convite do presidente Lula para participar, no Palácio do Planalto, do lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. Na reunião, o deputado recebeu a confirmação de Lula, de que o governo federal vai investir na recuperação da BR-163 nos próximos meses. “Esse é um antigo sonho da população mato-grossense que começa a se realizar”, afirmou Brunetto.

Rodovia - Vale destacar que a BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), foi aberta nos anos 70 como mais uma das grandes obras de infra-estrutura projetadas pela ditadura militar para pretensamente tentar integrar a Amazônia à economia nacional. Por todos esses fatores, o asfaltamento da BR-163 é um desafio para os movimentos sociais, ONGs, instituições de pesquisa, sindicatos e outras organizações da sociedade civil que defendem um modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

Conforme dados do Ministério dos Transportes, são 1.780 quilômetros de estrada atravessando uma das regiões mais ricas da Amazônia e do País em recursos naturais, potencial econômico, diversidade étnica e cultural, com a presença de biomas como a Floresta Amazônica, o Cerrado e áreas de transição entre eles, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, do Xingu e Teles Pires-Tapajós.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com