Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005 14h30


O DEPUTADO GILMAR FABRIS (PFL) DEFENDEU QUE A CâMARA MUNICIPAL DE CUIABá DEVE OCUPAR O ATUAL PRéDIO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA. A MUDANçA DO LEGISLATIVO PARA A NOVA SEDE, QUE FOI INAUGURADA NO úLTIMO DIA 1º, DEVE ACONTECER EM MAIO...

“Câmara deve ocupar sede da AL”, diz Fabris

Conforme o deputado, prédio possui infra-estrutura adequada para abrigar o Legislativo muncipal

ITIMARA FIGUEIREDOADRIANE RANGEL / SECRETARIA D



O deputado Gilmar Fabris (PFL) defendeu que a Câmara Municipal de Cuiabá deve ocupar o atual prédio da Assembléia Legislativa. A mudança do Legislativo para a nova sede, que foi inaugurada no último dia 1º, deve acontecer em maio. Segundo ele, a decisão se deve ao formato do prédio que possui infra-estrutura adequada para os parlamentares municipais.

“Vou defender essa idéia e pedir ao governador Blairo Maggi (PPS) que o assunto seja discutido em audiência”, informou. Ele é contra a possibilidade de tornar o atual espaço em museu por levar em consideração toda infra-estrutura da sede, que possui um amplo plenário, auditório e salas para reuniões.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Chica Nunes (PSDB) informou que em conversa com o governador já reforçou o pedido. Para Maggi, segundo ela, a possível mudança se esbarra nas despesas com manutenção, que por ser elevada a entidade não conseguiria pagá-las.

Como alternativa, Chica sugere que uma parte do prédio seja transformada em museu e a outra ocupada pela Câmara Municipal de Cuiabá. “É uma questão de adequação. E dessa forma poderemos dividir as despesas”, assegurou a vereadora.

Conforme Chica Nunes, a Câmara de Cuiabá paga mensalmente R$ 12 mil de aluguel do prédio da avenida Getúlio Vargas, atual sede, onde não possui nenhum espaço adequado para receber a população. “A verba do aluguel pode ser direcionada para outras despesas como as da manutenção”, disse Chica.

Como reforço, a presidente pediu para que os deputados defendam a idéia e que “o governador retribua os votos que recebeu da população nos concedendo o prédio. Dessa forma, a Câmara Municipal, que representa o povo, passará a ter referência”, justificou, ao afirmar que a instituição não tem recursos para construir uma sede própria.

Chica antecipou, que assim que realizar a sessão de retorno do Legislativo municipal, no próximo dia 15, vai fazer uma campanha para colher assinaturas em praça pública. O abaixo assinado será encaminhado ao Executivo. “Mato Grosso vai ganhar com isso”, afirmou.

A deputada Verinha Araújo (PT) também defende que o atual prédio da AL seja cedido para os vereadores de Cuiabá. “A capital merece ter um prédio que seja referência para o Estado. Mesmo que seja para dividi-lo com um museu”, afirmou a deputada.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com