Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 27 de janeiro de 2004 16h33


Campos Neto é oficializado pré candidato do PFL

Pesquisa da Vox Populi serviu para estabecer consenso entre os pré-candidatos do PFL

JULIANA VELASCO / ASSESSORIA DE IMPRENSA DE GABINETE



Com base em resultado da pesquisa quantitativa do Instituto Vox Populi, realizada nos dias 09 e 10 de dezembro de 2003, o deputado Campos Neto foi lançado, hoje pela manhã, pelas executivas municipal e regional do PFL como pré-candidato do partido à prefeitura de Várzea Grande, nas próximas eleições. A divulgação da sondagem, estipulada como critério para escolha do candidato, contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas.

Na pesquisa estimulada, o deputado Campos Neto (PFL) aparece em primeiro lugar com 39% contra 36% do deputado federal Murilo Domingos (PPS) e 5% do jornalista e empresário Maksuês Leite (PDT). O ex-vereador José Manoel Guedes (PT) aparece com 1%. Essa sondagem, conta com 7% de indecisos e 13% não responderam. O Instituto Vox Populi entrevistou 400 eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na espontânea, Campos Neto mantém liderança com 11% das intenções de voto. Em seguida vem o prefeito Jaime Campos com 7%, em terceiro lugar Murilo Domingos com 4% e na quarta colocação o presidente da Câmara Walace Santos Guimarães com 3%. O quinto colocado é o jornalista Maksues Leite com 1% da preferência eleitoral.

O deputado estadual José Carlos de Freitas (PFL), não aparece na amostragem porque entra na contagem dos nomes que obtiveram menos de 0,5% do bolo.

De acordo com a pesquisa, o apoio do prefeito Jaime Campos é decisivo na eleição que acontece em outubro próximo. Do total de entrevistados, 51% votariam no candidato de Jaime Campos e apenas 8% ignoram a força política do cacique pefelista. O desempenho pessoal do prefeito frente ao Executivo é de 86%, uma somatória dos itens: ótimo (23%), bom (43%) e regular positivo (20%).

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e secretário-geral da Executiva Regional do PFL, Oscar Ribeiro, considera Campos Neto como uma revelação política em Mato Grosso. “É o nosso candidato. Será o prefeito de Várzea Grande. Na prática moderna de fazer política a pesquisa é um fator muito importante. Porque ela identifica às aspirações do eleitor. O perfil identificado como melhor neste momento é de Campos Neto”.

Não houve clima de animosidade entre os pefelistas que não obtiveram bons desempenhos na pesquisa. Ao contrário, ambos falaram como aliados do pré-candidato a prefeito. “Temos que ser candidato quando o povo quer, não adianta ser candidato por vontade pessoal. Não precisa ter dúvidas do meu apoio. Sou fiel, parceiro e me coloco a disposição do partido”, afirmou o deputado José Carlos de Freitas.

Por outro lado, o presidente da Câmara Walace Guimarães admitiu que tentou emplacar a candidatura, mas acatou o critério estabelecido pelo PFL por concordar que era a maneira mais democrática de escolher o candidato pefelista. “Empenharei nessa campanha como se fosse a minha própria. Tenho certeza que sairemos vitoriosos nesta eleição”.

Campos Neto confessou que a homologação do nome a sucessão do primo Jaime Campos era um sonho que se concretizou. “Agora começa uma nova fase da nossa campanha. Não existe mais a disputa interna. A partir de hoje, marcharemos unidos”. Segundo o deputado, a pré-campanha vai ser coordenada pelo presidente municipal do PFL, Júlio Pacheco.

A próxima etapa do pré-candidato é trabalhar na elaboração de um plano de governo que atenda às necessidades dos várzea-grandenses. Ele disse que pretende realizar as propostas num período de quatro anos. “Pretendo que a nossa administração seja referência de desenvolvimento para as demais cidades de Mato Grosso”, enfatizou Neto.

O presidente regional do PFL, o prefeito Jaime Campos encerrou o pré-lançamento da candidatura do próximo sucessor dizendo que o consenso entre os militantes é inédito na história do partido. “Campos Neto agora é o grande comandante. Nós estamos indo de corpo e alma nessa campanha, para matar ou para morrer, perder ou ganhar, mas temos certeza que vamos ganhar a eleição de 2004”.

Jaime não deixou de alfinetar o adversário. “Não se ganha política com conversa fiada em boteco, se ganha política é com voto”. O cacique convocou toda militância para arregaçar “as mangas” e trabalhar em prol da eleição do deputado. “Companheiro é aquele que vai buscar e provar que Campos Neto é o melhor candidato”.

Mais informações
Assessoria de Imprensa
Juliana Velasco
9622-9944 ou 613-2586


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com