Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 22 de junho de 2004 14h24


Campos Neto tem projeto para Unemat em VG

Cerca de cinco mil pessoas assinam favorável ao Projeto de lei do deputado Campos Neto que solicita, hoje, às 17h, na sessão a Unemat, em Várzea Grande

JULIANA VELASCO / ASSESSORIA DE GABINETE



O deputado estadual Campos Neto (PFL) recebeu no último domingo (20), um documento com cerca de cinco mil assinaturas para implantação da Universidade de Mato Grosso- Unemat, em Várzea Grande. Estudantes e moradores do Cristo Rei assinam a favor do projeto de lei do pefelista que vai ser apresentado hoje, às 17h, na Assembléia Legislativa. Ele solicita um campus da Unemat na “Cidade Industrial”.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais - INEP, somente 12% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior, e de cada 10 universitários, quatro não terminam os estudos no tempo esperado. Na maioria dos casos o problema é o alto custo das mensalidades.

Em 2004, o custo médio dos cursos chega em torno de R$ 589,74 totalizando cerca de R$ 7.076,86 por ano. Neste cálculo, não foram computados gastos com material escolar, livros, transporte e alimentação. Conforme o deputado, o mercado de trabalho exige qualificação, mas as vagas ofertadas pelas universidades públicas são limitadas.

O projeto ainda prevê convênios com estabelecimentos públicos e privados para realização de estágios. Várzea Grande apesar de ser um pólo de vendas e manutenção de máquinas agrícolas, não dispõe de muitos profissionais qualificados nesses setores. Mato Grosso é uma região agroindustrial, porém as faculdades existentes não oferecem cursos de Engenharia Agrícola e Mecânica.

“Este projeto oferece aos jovens oportunidades de se enquadrarem às exigências do mercado, com custo apenas dos materiais didáticos. Vamos lutar para que cursos de Engenharia Agrícola e Mecânica sejam oferecidos pela Unemat, em Várzea Grande”, disse Campos Neto. Nos últimos dez anos, o número de estabelecimentos privados de ensino superior aumentou 116%, pulou de 666 em 1992, para 1.442 em 2002. O IBGE alerta: a educação brasileira continua muito abaixo dos padrões necessários a uma economia competitiva.

No município, o ensino superior vem sendo ofertado somente pelas instituições privadas. Em 1999, existiam 15 cursos com 2.027 alunos matriculados. Em 2000, 18 cursos e um total de 3.238 estudantes. Em 2001, foram 22 cursos e 7.667 universitários matriculados.

Unemat - A instituição tem sede na cidade de Cáceres, interior do Estado e se faz presente em dez regiões geo-educacionais. Conta com um total de dez Campus Universitários: oito funcionando com cursos regulares (Cáceres, SINOP, Alta Floresta, Alto Araguaia, Pontes e Lacerda, Nova Xavantina, Barra do Bugres e Tangará da Serra) e mais dois que funcionam com cursos de Licenciaturas em regime parcelado (Luciara e Colíder).

Relembrando:

O que?

Campos Neto apresenta hoje, às 17 horas, projeto de lei que solicita implantação de campus da Unemat, em Várzea Grande.

Local?

Plenário Oscar Soares, na Assembléia Legislativa

_________________ Mais informações
Assessoria de Imprensa
Juliana Velasco (9622-9944)


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com