Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 26 de maio de 2022 14h36


KAMAIURA-REMIX

Cantora gaúcha lança clipe em defesa dos povos indígenas, com filmagens em Mato Grosso

Produção recebeu apoio da Assembleia Social para acesso ao Território Indígena do Xingu

PRISCILA MENDES e HAROLDO ASSUNÇÃO / Assembleia Social



Foto: HENRIQUE SANTIAN / DIVULGAÇÃO

Foto: HENRIQUE SANTIAN / DIVULGAÇÃO

A herança dos povos originários no Rio de Janeiro e algumas culturas indígenas mato-grossenses compõem o pano de fundo do Cântico Brasileiro Nº 3 - Kamaiura - Remix, da compositora e cantora Maria Rita Stumpf, clipe lançado nesta quinta-feira (26), nas plataformas digitais da artista (assista aqui).

O clipe de ‘ Kamaiura-Remix’ é um canto em defesa dos povos indígenas e foi filmado na cidade do Rio de Janeiro e na Aldeia Topepeweke, no Território Indígena do Xingu, aqui em Mato Grosso. O vídeo foi contemplado no edital Clipes 2021 da Funarj e, para as captações aqui no Estado, recebeu apoio da Coordenadoria de Integração, Cidadania e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (Assembleia Social).

O Cântico Brasileiro Nº 3 já é conhecido dos seguidores da cantora, mas a versão lançada é uma releitura remixada. O clipe tem atuação de Kaingángs e Waujas e o chapadense Henrique Santian assina, junto com Maria Rita, a direção, a edição e o roteiro.

“A Assembleia Social, também gestora do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, sempre está de portas abertas para apoiar iniciativas culturais, especialmente quando se propõe a valorizar nossos povos tradicionais e as potências humanas e naturais de Mato Grosso”, assinala a coordenadora Daniella Paula Oliveira.

No mesmo dia, nas plataformas de áudio da cantora (https://tratore.ffm.to/vertente), foi lançado o quarto álbum de Maria Rita Stumpf, o “Ver Tente”, que mescla canções autorais e regravações de músicas de Milton Nascimento, de Dorival Caymmi, de Djavan, de Ednardo e de Raul Seixas.

 

Mais sobre  Kamaiura-Remix 

A voz potente da cantora, imagens belíssimas do artista visual Henrique Santian e a presença em cena dos povos tradicionais Wauja e Kaingáng encantam, ao mesmo tempo que denunciam a barbárie.

A origem indígena da cidade carioca, definida pelo nome da etnia Kariok, presente entre outras na chegada dos portugueses, a construção dos Arcos da Lapa pelos povos originários em regime de escravidão, a situação atual de risco dos povos indígenas que ali vivem e também daqueles que habitam a floresta, aliados à beleza de sua arte e forma de vida, criam cenas de grande impacto e encanto que, em tempos de pressa e impaciência, nos fazem querer assistir reiteradas vezes ao clipe de 7 minutos e 47 segundos. 

 

Ficha técnica do clipe:

Direção, edição e roteiro:  Henrique Santian e Maria Rita Stumpf 

Direção de Fotografia e Câmera: Henrique Santian

Assistente e Câmera:  Piratá Waurá

Mixagem e masterização:  Matheus Câmara

 

Produção Executiva Sonja Figueiredo e Andre Oliveira

Assistentes Theodora França, Natasha Gaspar, Gabriel Demartine

Divulgação Anna Paula Cavalcante 

Pesquisa  Sonja Figueiredo 

 

Atuam no filme

Povo da Aldeia Topepeweke

Piratá Waurá, Yakuwalu Waurá, Akari Waurá, Ayakanukala Waurá

Vãngri Kaingáng, Andila Kaingáng (voz off)

Douglas Peron (Máscara Apapaatai), Maria Rita Stumpf

 

O álbum Ver Tente

O canto forte, visceral e presente da gaúcha Maria Rita Stumpf volta a entoar o Brasil mais profundo em “Ver tente”, o quarto da carreira, disponível nas plataformas digitais a partir desta quinta-feira (26). O lançamento reverbera a pluralidade sonora que ambienta os brasileiros de Norte a Sul, das aldeias indígenas, da serra gaúcha, do caos urbano, da latinidade brasileira.

Dois anos após o elogiado álbum “Inkiri Om” – lançado em 2020 durante a pandemia e no embalo da redescoberta do primeiro álbum “Brasileira” (1988) por DJs e produtores de influentes pistas europeias (2017) – Maria Rita Stumpf regrava em dez faixas suas composições autorais e resgata um cancioneiro majestoso de grandes nomes da MPB, tudo isso com a participação de uma constelação de instrumentistas.

O título do álbum, com as palavras separadas, dá o impulso para a criação, rompendo fronteiras, indo além de algum lugar ou ideia. Nada aparece em vão na obra da artista revelada nos festivais de música do Rio Grande do Sul, que gravou nos anos 1980 e 1990 ao lado de Luiz Eça, Ricardo Bordini e do grupo mineiro Uaktí.

A faixa de abertura, “Vertente”, em palavra única, sinaliza a transgressão proposta, anunciando também o som de rio fluindo, deixando as águas seguirem com destino ao desconhecido, ao novo – talvez para um lugar de calmaria, talvez para um abismo, - rumo ao incerto.

Lançada em 1984 no festival X Vindima da Canção Popular de Flores da Cunha (RS), registrada na época em uma gravação ao vivo, com a própria compositora ao violão, a “faixa-título” ganha aqui nova gravação, de janeiro de 2022, em arranjo ousado de Danilo Andrade e participações de Kassin Kamal (baixo e guitarra cítara) e Orlando Costa (percussão),  já estabelecendo o conceito do álbum. A mesma música aparece em outra versão, de 1993, no final do álbum, misturando sons da cidade, do cotidiano e da farra de crianças livres.

“Ver Tente é um convite e um desafio”, sintetiza Stumpf, que complementa: “o nome do álbum surgiu a partir do título de minha composição Vertente, que tem como primeira frase ‘Calar o som que não verte luz!’ [...] Em tempos de fake news,  barbáries e informação controlada em diferentes níveis, tentar ver é essencial”.

 

Mais informações:

Site: www.mariaritastumpf.com

Plataformas de áudio: https://tratore.ffm.to/vertente

YouTube: https://www.youtube.com/c/MariaRitaStumpf

Facebook: facebook.com/mariaritastumpf

Instagram: @mariaritastumpf


Assembleia Social

Telefone: (65) 3313-6994


Associadas


Imagens