Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de agosto de 2007 11h17


A REDEFINIçãO DOS COMANDOS REGIONAIS E COMANDOS DE ÁREA DA POLíCIA MILITAR, NO INTERIOR MATO-GROSSENSE, é O MARCO QUE VAI DEFINIR A EFETIVAçãO DE UM NúCLEO DA PMMT NO DISTRITO DE CAPãO VERDE, EM ALTO PARAGUAI (219 KM DE CUIABá, CENTRO-SUL DO ESTADO). “ESTAMOS COM ESTUDO EM FASE CONCLUSIVA PARA A REDEFINIçãO DOS COMANDOS, LEVANDO EM CONSIDERAçãO OS ASPECTOS SOCIAIS, ECONôMICOS E AMBIENTAIS DOS MUNICíPIOS, ALéM DE TERMOS UMA ANáLISE GLOBAL DE CENáRIO SOB O PRISMA DA SEGURANçA PúBLICA”, DISSE O COMANDANTE DA PM, CORONEL CAMPOS FILHO

Capão Verde poderá ter Núcleo da Polícia Militar

Comandante da PM disse que efetivação do pedido de Roberto França depende apenas de conclusão de estudos para redefinição dos Comandos Regionais e de Área no interior

FERNANDO LEAL / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



A redefinição dos Comandos Regionais e Comandos de Área da Polícia Militar, no interior mato-grossense, é o marco que vai definir a efetivação de um Núcleo da PMMT no distrito de Capão Verde, em Alto Paraguai (219 km de Cuiabá, centro-sul do estado).

“Estamos com estudo em fase conclusiva para a redefinição dos comandos, levando em consideração os aspectos sociais, econômicos e ambientais dos municípios, além de termos uma análise global de cenário sob o prisma da segurança pública”, disse o comandante da PM, coronel Campos Filho.

O pedido para implantação do núcleo policial em Capão Verde foi feito pelo deputado Roberto França (sem partido), em abril último, como forma de reverter o clima de insegurança em que vivem os moradores daquela localidade.

“Capão Verde passa atualmente por um crescimento vertiginoso, face aos assentamentos rurais implantados na sua área de abrangência. Entre eles, estão o Capão Verde I e II, Banco da Terra, Frigelli, Furnas, Distrito do Tira Sentido e outros em implantação como a Fazenda Ema – já desapropriada pelo Incra. Além desses, ainda há a sede do distrito que conta com escola, Empaer, um laticínio, posto de saúde e cooperativa organizada pelos assentados”, alertou França.

Esse cenário fez o parlamentar também chamar a atenção para os casos de violência e a falta da polícia. Segundo ele, os habitantes daquela região convivem atualmente com assaltos, homicídios e brigas, e o posto mais próximo está instalado na sede de Alto Paraguai, distante cerca de 80 km. “Por causa dessa grande distância e de os moradores locais serem pessoas carentes, muitos dos delitos nem apenas são registrados. O poder público precisa dispensar atenção especial para aquela população ordeira, formada por pessoas oriundas de várias regiões do Estado. Além disso, a região tem muitos assentamentos rurais”, finalizou Roberto França.

Campos Filho confirmou que está aguardando o término dos estudos para que uma avaliação determine a efetivação do Núcleo da Polícia Militar no Distrito de Capão Verde.

Mais Informações
Secretaria de Comunicação
Telefones: 3901-6310 e 3901-6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com