Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 7 de abril de 2005 18h07


Carlão questiona avanços na educação

Parlamentar destaca que fiscalizar é um dever de todo cidadão

CECÍLIA GONÇALVES / ASSESSORIA DE GABINETE



Mesmo diante do elevado número de documentos enviados pela Secretaria de Estado de Educação(Seduc) ao Legislativo, o deputado Carlos Carlão Nascimento (PSDB) garante que vai ler todos e responderá no Plenário desta Casa. “Meus requerimentos estão bem direcionados e venho a esta tribuna para falar caso a caso”, garantiu o deputado.

Pontuou que seus requerimentos tratam de questões diretas e objetivas, por exemplo, questionamentos sobre erradicação do analfabetismo no Estado, funcionamento dos Projetos “Vitamina”, “Abrindo o Jogo”,entre outros, foram feitos pelo parlamentar.

“Eu li o Projeto Vitamina que cria hortas pedagógicas para a merenda escolar e eu perguntei onde estão localizadas as hortas, para que eu possa visitá-las. Quais são as escolas que já tem a merenda escolar, se tem merenda com soja?” disse Carlão.

“Eu quero saber o que está acontecendo com cada programa desse. Só isso. A secretária pode mandar um disquete, CD ou pode vir pessoalmente, mostrar em que cada programa desse avançou, nós ficaremos satisfeitos”, argumentou.

Para ele, o importante é cobrar os compromissos feitos. “O governo falou que ia colocar na Secretaria de Educação, um educador e eu pergunto: há algum educador na Educação?, questionou o parlamentar.

Lembrou que o governo também prometeu que ia baixar o ICMS da energia, telefonia e das críticas ao Fundo Estadual para Transporte e Habitação (Fethab), quando alguns até ameaçaram entrar na justiça contra o fundo.

“Então, eu vou continuar fazendo vários requerimentos, porque perdemos muito o poder de legislar. Esta Casa tem pouco poder para fazer leis de iniciativa própria", sublinhou, acrescentando que tudo que envolve matéria financeira só pode na LDO e no orçamento. Fora disso, toda e qualquer matéria financeira, fica inócua”, destacou Carlão.

E reiterou que, diante disso, resta ao legislador cumprir outra missão que é fiscalizar as ações do Executivo.

Mais informações:
Gabinete do Deputado
613 2521/613 2524/9982 1573.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com