Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 26 de maio de 2006 11h38


AS ORGANIZAçõES NãO GOVERNAMENTAIS (ONG´S), QUE TRABALHAM COMO “CASAS DE APOIO” INSTALADAS EM MATO GROSSO, GANHARAM UM ALIADO DE PESO. Há POUCO TEMPO, O GOVERNO FEDERAL DETERMINOU POR MEIO DE LEI, QUE AS MERCADORIAS APREENDIDAS PELA RECEITA FEDERAL, DEPOIS DE COMPROVADO CRIMES...

Casa de Apoio “Tio Mauro” recebe doações

A instituição mantida pelo deputado Mauro Savi funciona desde 2001 e atende cerca de 70 pessoas por dia

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



As Organizações Não Governamentais (ONG´s), que trabalham como “Casas de Apoio” instaladas em Mato Grosso, ganharam um aliado de peso. Há pouco tempo, o Governo Federal determinou por meio de lei, que as mercadorias apreendidas pela Receita Federal, depois de comprovado crimes de contrabando, descaminho e sonegação fiscal, sejam doadas às Casas de Apoio ou ONG´s, que atendem à população de baixa renda do interior e que procuram por serviços públicos, em Cuiabá, principalmente, ligados à Saúde.

Diretor de uma das Casas de Apoio, o deputado Mauro Savi (PPS), reiterou a atitude do Governo Federal em oferecer ajuda às entidades que normalmente dependem de recursos próprios e de doações da sociedade. “Se todos fizerem sua parte, a convivência entre as pessoas será muito melhor”, disse Savi.

De acordo com o vice-diretor da Casa de Apoio “Tio Mauro”, Leonardo Fuga, a instituição que funciona desde 2001, em Várzea Grande, atende cerca de 70 pessoas por dia que vêm do interior à procura de atendimento médico e odontológico. Além disso, a Casa “Tio Mauro” oferece refeições, pernoites, transporte dos doentes e recebe auxilio como a doação de material, roupas, brinquedos, outros produtos e utensílios.

Leonardo afirmou ainda, que a Receita Federal emite nota fiscal dos produtos e autoriza as Casas de Apoio a dar destinação conveniente às mercadorias que não são de necessidade com objetivo de reverter o recurso em investimento de melhorias do estabelecimento. “É tudo legal. As doações dessas mercadorias são feitas rotineiramente pela instituição federal”, afirmou Leonardo.

De acordo com ele, os órgãos vinculados ao Governo Federal e Estadual exigem das ONG´s a prestação de contas do que foi doado durante o ano, numa forma de fazer com que as Casas de Apoio trabalhem com transparência em benefício da população carente ou de baixa renda. “Temos que fazer balanço e prestar conta do que foi cedido à Casa”, disse.

Mais Informações:
Secretaria de Comunicação da AL
Fones: 3901- 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com