Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 27 de junho de 2003 08h24


A EXEMPLO DO QUE Já OCORREU EM DIAMANTINO E COCALINHO, OUTROS MUNICíPIOS DE MATO GROSSO TERãO SEUS PROCESSOS DE REVISãO ELEITORAL AUTORIZADOS PELO TRE-MT. A INFORMAçãO é DO PRESIDENTE DO óRGãO, LICíNIO CARPINELLI STEFANI, AO DEPUTADO SEBASTIãO REZENDE (PTB), DURANTE AUDIêNCIA EM QUE O PARLAMENTAR ENTREGOU AO DESEMBARGADOR PEDIDO DE REVISãO ELEITORAL EM 63 MUNICíPIOS...

Cerca de 60 municípios deverão passar por revisão

Presidente do TRE considerou estudo feito por deputado uma contribuição ao a Mato Grosso

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



A exemplo do que já ocorreu em Diamantino e Cocalinho, outros municípios mato-grossenses terão seus processos de revisão eleitoral autorizados pelo Tribunal Regional Eleitoral, (TRE-MT). A informação foi dada quinta-feira (26) pelo presidente do órgão, Licínio Carpinelli Stefani, ao deputado Sebastião Rezende (PTB), durante audiência em que o parlamentar entregou ao desembargador uma solicitação de revisão eleitoral em 63 municípios que têm mais de 70% da população apta a votar, 5% a mais do que o índice aceitável pelo Tribunal Superior Eleitoral.

“Já fizemos esse trabalho em alguns municípios e teremos disposição em fazer nos demais”, afirmou o presidente do TRE. Carpinelli não precisou datas, mas assegurou que os processos seguirão dentro da política de modernização dos serviços que vem sendo desenvolvida pelo órgão.

Segundo o presidente, há um interesse do tribunal em realizar a revisão eleitoral e outras atividades que venham a melhorar os resultados das eleições. Stefani disse ainda que paralelo à revisão eleitoral, o TRE deverá fazer campanhas de conscientização sobre a importância do cidadão votar em seu próprio município.

Junto com a solicitação que fez ao tribunal, o deputado Sebastião Rezende entregou ao presidente do TRE o resultado de um estudo feito por ele, que mostrou o índice de eleitores em relação à população em todos os municípios do Estado. “O processo será feito e esse estudo vai contribuir com o nosso trabalho. Ele (o estudo) é sem sombra de dúvidas uma grande contribuição para Mato Grosso”, disse Stefani.

Dados

De acordo com os dados relatados pelo parlamentar, em todo o Estado 63 municípios têm mais de 70% da população apta a votar, 47 municípios têm entre 70% e 79,9% da população formada por eleitores e outros 63 municípios têm até 69,9% de eleitores entre seus habitantes.

A solicitação do deputado foi que o TRE faça a revisão eleitoral tomando por base os 70%, mas no entendimento feito hoje durante audiência em seu gabinete, o desembargador acenou com a possibilidade de ampliar esse índice para se chegar aos 65%, índice considerado aceitável pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Sentimos que o tribunal está empenhado em responder ao nosso pleito e contribuir com a sociedade para eleições cada vez mais transparente e isso é muito importante. Agora temos a certeza de termos os números reestabelecidos”, comemorou Rezende.

Os dados citados pelo deputado Rezende foram obtidos pelo cruzamento de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Somente os municípios criados após o Censo 2000 do IBGE não tiveram seus índices calculados, por não apresentar dado populacional. São eles: Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Conquista D´Oeste, Curvelância, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Novo Santo Antônio, Querência, Rondolândia, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santo Antônio do Leste, Serra Nova Dourada, União do Sul e Vale de São Domingos.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613 2553 / 613 2597 / 9982 0261 / 9972 8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com