Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 27 de fevereiro de 2007 14h53


ESTUDOS CIENTíFICOS TêM DEMONSTRADO QUE A DOENçA PERIODONTAL, ANTES CONSIDERADA COMO UM FENôMENO LOCALIZADO APENAS NA REGIãO BUCAL, TEM IMPLICAçõES EM DIVERSAS PARTES DO ORGANISMO. ENTRE OS MALES, Já SE ASSOCIA O NASCIMENTO PREMATURO...

Chica quer atendimento periodontal para gestantes

Incidência da doença tem causado sofrimento a mães e bebês. Parlamentar acredita que custos com seqüelas poderão ser diminuídos

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Estudos científicos têm demonstrado que a doença periodontal, antes considerada como um fenômeno localizado apenas na região bucal, tem implicações em diversas outras partes do organismo humano. Entre os males causados por ela, já se associa o nascimento prematuro ou de baixo peso de bebês cujas mães registraram a doença.

Para dar garantias de maior qualidade de vida às mães e conseqüentemente ao filho, a deputada Chica Nunes (PSDB) está lutando junto ao governo do Estado para ampliar o atendimento à gestante no âmbito do Sistema Único de Saúde, garantindo, desta vez, o atendimento no período pré-natal na área odontológica.

Para o cirurgião dentista Vinícius Canavarros, a idéia da parlamentar é muito boa. Ele defende o atendimento ainda mais precoce e afirma que toda mulher que engravida tem alterações hormonais, fica mais frágil, incluindo aí a dentição, e por isso, antes mesmo de ficarem grávidas, ao planejar devem buscar assistência odontológica. No caso da gravidez não planejada ele orienta que o tratamento é invasivo e, por isso, deve ser feito no segundo trimestre da gestação, para se evitar possíveis seqüelas.

Pela proposta de Chica Nunes o governo assegurará por meio do SUS, que a gestante em acompanhamento pré-natal seja encaminhada a consulta odontológica com avaliação periodontal e, ao tratamento especializado quando detectadas alterações. Além de qualidade de vida de ambos, a medida poderá diminuir os custos com as seqüelas neurológicas e de desenvolvimento insatisfatório de crianças. “Um controle efetivo irá, sem dúvida, melhorar a qualidade de vida das crianças e contribuir para a redução de assistência perinatal”, resumiu Nunes.

Mais informações
Secretaria de Comunicação
Fones: 3901-6310/ 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com