Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2004 11h50


Coleta de assinaturas visa direito previdenciário

Movimento em Mato Grosso é coordenado pelo gabinete da deputada Verinha

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Já foram coletadas, na Praça da República, até o momento, centenas de assinaturas em apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 385, que garante o direito à Aposentadoria das donas de casa. As assinaturas estão sendo coletadas pelo gabinete da deputada Verinha Araújo, do PT, que coordena o movimento em Mato Grosso. A PEC 385 é de autoria da deputada Luci Choinacki, do PT de Santa Catarina. O movimento em apoio à proposta está sendo realizado em diversas outras Capitais e cidades do país.

O objetivo é garantir a inclusão, no sistema previdenciário, de um milhão e 583 donas de casa, que atendam aos seguintes critérios: mais de 60 anos, renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos e que não tenham contribuído para a Previdência Social. Dados do Ministério da Previdência indicam que em Mato Grosso seriam beneficiadas 12.384 donas de casa.

A dona de casa Maria de Fátima Duarte, que agora pela manhã assinou seu apoio ao projeto, ainda terá que esperar dois anos para ser beneficiada. Ela nunca contribuiu para a Previdência e diz que o marido não teve condições de fazer isso por ela. “Esse projeto caiu do céu”, disse Maria Duarte, esperançosa em sua aprovação. Outra que espera ser beneficiada é a Luíza Cordeiro dos Santos, de 63 anos. Ela sempre foi dona de casa e não havia contribuído também para a Previdência. Porém, há alguns anos, uma filha da senhora Luíza recolheu dois anos de contribuição em seu nome. “Só que minha filha ficou desempregada e não pode recolher mais”, lamentou.

A deputada Verinha esteve agora pela manhã no local, participando da coleta de assinaturas. A equipe do gabinete da deputada deverá permanecer no local até as 17 horas desta quinta-feira.

O próximo passo em defesa da aposentadoria das donas de casa será no dia 8 de março, em sessão solene a ser realizada na Assembléia Legislativa. A sessão foi requerida pela deputada Verinha em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ele defende que a luta das donas de casa pela aposentadoria tenha um destaque especial nesse dia. Em seguida, no dia 10 de março, está prevista uma Marcha Nacional das Donas de Casa até Brasília, organizada pela deputada Luci Choinacki. O objetivo é manter um diálogo com as autoridades federais para que a PEC 385 seja aprovada.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com