Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 24 de junho de 2002 00h00


COMBATE àS DROGAS EXIGE COOPERAçãO DE TODA A SOCIEDADE

Combate às Drogas exige cooperação de toda a sociedade

Videoconferência discutiu ações práticas de combate ao uso de drogas em todo o País

ANTÔNIO PERES PACHECO / ALMT



A mobilização da sociedade e a interação entre os organismos governamentais e a iniciativa privada foi enfatizada durante a videoconferência, promovida pela Secretaria Nacional Antidrogas em parceria com as Assembléias Legislativas de 27 estados, como medidas essenciais para a vitória na luta contra a disseminação do uso de entorpecentes entre os jovens brasileiros e seus desdobramentos na forma de violência e criminalidade.

A videoconferência foi coordenada de Brasília pelo Secretário Nacional Antidrogas, general Paulo Miranda Uchoa e pelo Ministro Chefe da Secretaria Nacional de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso.

Durante o evento, transmitido pelo Sistema Interlegis que liga via Internet todos os parlamentos estaduais do País, os presidentes dos Conselhos Estaduais de Entorpecentes de MS, TO, GO, DF, RR, MG, RS fizeram um balanço dos programas e projetos que vêm sendo desenvolvido em parcerias para o combate às drogas e recuperação dos dependentes químicos.

Um problema técnico na transmissão da videoconferência impossibilitou que o presidente do Conen-MT, José Antônio Vieira expusesse aos conferencistas e ao público convidado as experiências de Mato Grosso na área. Vieira ressaltou, no entanto, trabalhos como os dos Projeto Xané, voltado à comunidade escolar da rede pública e Irmão Sol, Irmã Lua, desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social, a ação da congreção católica Copiosa Redenção, de Rondonópolis,além das parcerias em inúmeros outros programas envolvendo instituições a Federação das Indústrias (FIEMT) e o sistema Sesi/Sest/Senac/Sesc; Maçonaria, Rotary Club, CNBB, Lyons Club,Unesco, entre outras.

Participaram da videoconferência em Cuiabá, o procurador geral de justiça do Estado, Guimar Teodoro Borges, a desembargadora Shelma Lombardi Kato, representando o Tribunal de Justiça do Estado, as vereadoras da Capital, Vera Araújo e Enelinda Scala, o delegado Bibiano Alves Ferreira Sobrinho, bem como representantes dos principais parceiros do Conen-MT.

Para o presidente do Conen-MT, José Antonio Vieira, como os problemas ocasionados pela expansão do uso de drogas entre crianças e adolescentes atinge a sociedade brasileira como um todo, é importante que as discussões sobre a questão seja feita em escala nacional para que haja uma troca de informações e experiências. “Essa é uma luta que exige um compromisso e o esforço de todos e não apenas do Governo”, sintetiza Vieira.

Como reconhecimento à excelência do trabalho que vêm realizando em Mato Grosso, a Secretaria Nacional Antidrogas homenageou com um Diploma ao Mérito, a coordenadora do Projeto Xané, professora Maria das Graças Campos e a irmã Maria Lidivina Pontarolo, coordenadora da irmandade Copiosa Redenção.

Secretaria de Imprensa
Antonio Peres Pacheco
Em:24.06.2002


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com