Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 7 de novembro de 2002 00h00


COMISSãO AVALIA DIMENSãO DO PARQUE CRISTALINO

Comissão avalia dimensão do Parque Cristalino

Meta é manter as áreas ecológicas originais da região

MARIA NASCIMENTO / ALMT



Para dar continuidade a Audiência Pública, idealizada pelo deputado estadual Gilney Viana, PT, que defende a manutenção dos limites reais da área ecológica do Parque do Cristalino, localizado no norte do Estado, parlamentares e representantes de entidades envolvidas, formaram uma Comissão Especial que reuniu pela primeira vez na tarde desta quinta-feira (07.11), na sala das Comissões da AL, para debater o assunto.

Participaram da reunião os representantes da Procuradoria do Estado, Instituto Centro de Vida, Intermat, Secretaria de Turismo, Fema e os parlamentares Pedro Satélite do PSDB, Silval Barbosa e José Carlos do Pátio, ambos do PMDB.

Os componentes da Comissão voltam a se reunir na próxima quarta-feira (14.11), para rediscutir a área do parque. Até lá, representantes da Fema e Intermat se reunem com os proprietários de áreas dentro e no entorno do Parque para traçar subsídios para que a Comissão elabore um projeto definitivo e que atenda á todos.

A idéia é chegar a um consenso em relação ao projeto de lei que prevê o desmembramento de 46% da área do Parque Cristalino que, segundo estudos da empresa Tangará - especializada em meio ambiente e turismo-, mesmo contendo uma área de apenas 184 mil hectares, é habitado por 515 espécies de aves, sendo 50 endêmicas, ou seja, são espécies raras encontradas somente naquela região -, 43 espécies de répteis, 29 anfíbios, 36 mamíferos e 16 espécies de peixes.

Secretaria de Imprensa
Itimara Figueiredo


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com