Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 17h30


A COMISSãO DE EDUCAçãO, CIêNCIA, TECNOLOGIA, CULTURA E DESPORTO ESTEVE REUNIDA NESTA QUARTA-FEIRA (10) PARA DISCUTIR UM TEMA QUE, ULTIMAMENTE, VEM CAUSANDO PREOCUPAçãO AOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL: VIOLêNCIA NAS ESCOLAS. PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO A COMISSãO RECEBEU A VISITA DA PROFESSORA-ADJUNTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT), MARIA AUGUSTA RONDAS SPELLER, QUE REALIZOU UMA PALESTRA MOSTRANDO UM TRABALHO QUE VEM SENDO FEITO EM VáRIAS ESCOLAS DE CUIABá NO SENTIDO DE COMBATER A VIOLêNCIA

Comissão de Educação debate violência nas escolas

Reunião contou com a participação da professora adjunta da UFMT, Maria Augusta Speller que mostrou um vídeo feito em cinco escolas de MT

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto esteve reunida nesta quarta-feira (10) para discutir um tema que, ultimamente, vem causando preocupação aos governos estadual e federal: violência nas escolas. Para falar sobre o assunto a comissão recebeu a visita da professora-adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Augusta Rondas Speller, que realizou uma palestra mostrando um trabalho que vem sendo feito em várias escolas de Cuiabá no sentido de combater a violência.

“A violência é uma questão muito delicada e a comissão avança em todos os aspectos com esses debates, por isso, hoje, tivemos a participação da Maria Speller, que possui ampla experiência nesse ramo com sugestões para o Plano Estadual de Educação (PEE)”, justificou o presidente da Comissão, deputado Humberto Bosaipo (DEM).

Durante a sua palestra, Maria Speller explicou que a violência não é um assunto somente das escolas, mas sim, passa também pela família, professores, sociedade, imprensa e governo. “A violência é tão complexa que precisamos ter aproximação participativa, somando com a inclusão de parcerias”, avalia Speller.

De acordo com Bosaipo, a violência nas escolas é um tema que requer cuidados especiais. O deputado argumenta que precisa haver uma ação recíproca entre a comunidade e família para melhorar esse item. “Não adianta colocar o filho na escola que não vai resolver o problema, precisamos ter um trabalho voltado para a conscientização das pessoas”, disse ele.

Na ocasião, Speller divulgou o trabalho desenvolvido pela sua equipe em cinco escolas de Cuiabá, onde realizou um vídeo sobre a violência, com alternativas de melhorias nos estabelecimentos. Alunos, professores e diretores de escolas falaram sobre a participação no vídeo.

Para a diretora da Escola Estadual Maria Hermínia Alves (Morada da Serra IV), Hélia Cândido Ormond, depois que o trabalho de conscientização começou a ser feito na escola, o índice de violência diminuiu consideravelmente. “Buscamos alternativas para combater a violência por intermédio da reflexão e, com isso, melhoramos alguns pontos vulneráveis da escola, como por exemplo, a realização de um programa que contemplou várias ações”, lembrou ela.

Esta escola possui 1.407 alunos cursando o Ensino Médio e Fundamental e a instituição está inserida no contexto das 32 mais violentas de Cuiabá e Várzea Grande. Após a realização do programa idealizado por Maria Augusta Speller, a unidade de ensino teve uma queda no índice de violência. “Realizamos muitas atividades com os alunos como a campanha da paz e isso comprovamos que a psicanálise pode ser uma das saídas para reverter o quadro”, ressaltou Hélia Ormond.

A comissão também discutiu a aprovação de parecer a 14 projetos e 7 designações de relatores. Além de Bosaipo, estiveram presentes os deputados Airton Português (PP), Wallace Guimarães (DEM) e Erival Capistrano (PDT), alunos, professores, diretores de escolas e o presidente do Sintep-MT, Gilmar Ferreira. Também está confirmada uma audiência pública para o dia 24, às 14 horas, na Assembléia, para discutir o Plano Plurianual (PPA) da Educação.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com