Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

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Quarta-feira, 3 de outubro de 2007 17h51


A COMISSãO DE EDUCAçãO, CIêNCIA, TECNOLOGIA, CULTURA E DESPORTO DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, PRESIDIDA PELO DEPUTADO HUMBERTO BOSAIPO (DEM), REALIZOU NA TARDE DE HOJE (03), MAIS UM DEBATE DENTRO DE CICLO DE DEBATES QUE FAZ DESDE O INíCIO DESTE ANO, SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAçãO (PEE). O TEMA “EDUCAçãO FíSICA ESCOLAR” FOI EXPOSTO PELO MESTRE EM EDUCAçãO FíSICA, PROFESSOR KENJI KIDO, EX-PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO E PROFESSOR

Comissão debate educação física escolar

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Humberto Bosaipo (DEM), realizou na tarde de hoje (03), mais um debate dentro de ciclo de debates que faz desde o início deste ano, sobre o Plano Nacional de Educação (PEE). O tema “Educação Física Escolar” foi exposto pelo mestre em educação física, professor Kenji Kido, ex-professor da Universidade Federal de Mato Grosso e professor do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Kido falou dos problemas e preocupações que afetam a educação física em Mato Grosso e no país e apontou itens de soluções a curto prazo para a realidade educacional.

De acordo com o expositor, professor Kenji Kido, o contexto atual em que se insere a educação física, com poucas aulas, espaços inadequados e ações não conjuntas entre as secretarias de Esporte e de Educação, contribuem para a ´deseducação do jovem. “O jovem vive um momento de comportamento desorganizado, descompromissado e agressivo com a escola, a família e sociedade. Temos desencadeado muitas questões acadêmicas e nada de concreto. Não estamos conseguindo educar para a cidadania”, alerta.

Para sanar essas deficiências em curto prazo, o professor sugere que algo de concreto seja feito imediatamente. Quatro itens são apontados: primeiro, reciclagem de professores; segundo, formação de uma comissão interinstitucional para discutir diretrizes para uma nova educação voltada à cidadania; terceiro, efetivação dos grêmios estudantis, e, como fator primordial a adoção de uma Cartilha para a eEucação, pela qual o professor possa ser direcionado a essa nova postura educacional. Para iniciar todo esse processo, sugere também a realização de uma pesquisa que faça um diagnóstico da realidade educacional.

Estiveram presentes ainda, como convidados, a secretária extraordinária de Políticas Educacionais do Estado, Flávia Nogueira; o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Laércio Arruda; o presidente e o superintendente do Conselho Regional de Educação Física, Crefi 11/seccional MT, respectivamente, Manuel Germano Campos Filho e Celso Araújo; a presidente da Federação das Associações de Paes e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Marlene Franco Bonadimam e o presidente do Instituto de Cegos de Mato Grosso, Manuel Marcino.

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