Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de julho de 2003 10h56


MATO GROSSO TERá 43 DELEGADOS ELEITOS PARA A CONFERêNCIA NACIONAL DAS CIDADES ELEITOS A PARTIR DA CONFERêNCIA ESTADUAL. O REGIMENTO DA CONFERêNCIA PARA A ELEIçãO DESTES DELEGADOS FOI UM DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS NA REUNIãO DA COMISSãO PREPARATóRIA ESTADUAL DA CONFERêNCIA DAS CIDADES. A COMISSãO SE REúNE TODAS AS TERçAS-FEIRAS, A PARTIR DAS 8H30, NO AUDITóRIO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO...

Comissão discute Conferência das Cidades

A deputada Verinha Araújo representa a Assembléia Legislativa na comissão

SERGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE IMPRENSA DE GABINETE



Mato Grosso terá um total de 43 delegados eleitos para a Conferência Nacional das Cidades. Estes delegados devem ser eleitos na Conferência Estadual. O Regimento Interno da Conferência para a eleição destes delegados foi um dos assuntos discutidos ontem (terça-feira) na reunião da Comissão Preparatória Estadual da Conferência das Cidades. A Comissão está se reunindo todas as terças-feiras, a partir das 8h30, no auditório da Secretaria Estadual de Planejamento. A Assembléia Legislativa de Mato Grosso está sendo representada nas reuniões pela deputada Verinha Araújo, do PT.

De acordo com a deputada, cabe à Comissão Preparatória Estadual a definição do critério de eleição de delegados nas conferências municipais. Foi discutido também como será o apoio às conferências municipais. A conferência terá etapas municipais, estaduais e nacional.

A conferência foi convocada pelo governo federal através do Ministério das Cidades. Nos municípios, o prazo para a realização de conferências vai até o dia 15 de agosto. Esta etapa pode ser feita isoladamente ou através de um agrupamento de municípios. As etapas estaduais devem ocorrer entre os dias 16 de agosto a 28 de setembro. A Conferência Nacional das Cidades irá ocorrer entre os dias 23 a 26 de outubro.

A Conferência Nacional terá um total de 2.510 delegados, sendo 1.698 eleitos nas Conferências Estaduais, 562 indicados por entidades nacionais e 250 pelo governo federal e Congresso. Dos 43 representantes de Mato Grosso, dentre os 1.698 eleitos nas Conferências estaduais, serão eleitos 12 representantes de movimentos populares, cinco de entidades de trabalhadores, quatro de ONGs, quatro de entidades empresariais, dois de operadores e concessionários privados, dois de operadores e concessionários públicos, nove do Poder Público Municipal e Cinco do Poder Público Estadual.

Conforme Verinha, as conferências terão como objetivo básico a identificação dos principais problemas que afligem a população das cidades, a avaliação dos programas e legislações existentes com reflexos diretos na vida dos cidadãos e a proposição de princípios e diretrizes para a Política Nacional das Cidades.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com