Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de abril de 2020 13h30


SEGUNDO ANO

Comissões permanentes da ALMT elegem presidentes e vice-presidentes

Todas as reuniões das comissões, que acontecem hoje à tarde, serão realizadas na sala Deputada Sarita Baracat, 202

ELZIS CARVALHO / Secretaria de Comunicação Social



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Das 13 comissões permanentes da Assembleia Legislativa, duas delas realizaram reuniões ordinárias na manhã de terça-feira (14), para a instalação e posse de seus novos membros. Elas definiram ainda os seus novos presidentes e vice-presidentes. Cada uma é composta por cinco deputados titulares e outros cinco suplentes.

Para o segundo ano da 19ª Legislatura, o eleito para presidir os trabalhos da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais foi o deputado Carlos Avallone (PSDB), e para ocupar a vice-presidência foi escolhido o deputado Silvio Fávaro (PSL).

Os outros membros titulares dessa comissão são: Dilmar Dal Bosco (DEM), Xuxu Dal Molin (PSC) e Lúdio Cabral (PT). Como suplentes ficaram os deputados Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Romoaldo Júnior (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Delegado Claudinei (PSL).

De acordo o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Carlos Avallone, o grupo deve se reunir pelo menos duas vezes por mês e o Regimento Interno será cumprido em sua essência. “É uma das comissões mais importantes da Assembleia Legislativa, por isso vamos discutir todos os assuntos de forma técnica e transparente. Os debates serão intensos. Um deles será o que trata do uso de defensivos agrícolas nas lavouras mato-grossenses”, explicou Avallone.

O deputado Lúdio Cabral (PT) colocou seu nome para concorrer tanto ao cargo de presidente como a de vice-presidente, mas não teve sucesso nas tentativas. Ele cobrou que a escolha do presidente e do vice – situação e oposição ao governo Mauro Mendes – acontecesse para manter o equilíbrio e a pluralidade nas discussões e votações das matérias relacionadas ao meio ambiente.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

“Vou exigir rigor nos trabalhos da comissão. Que os dias das reuniões ordinárias sejam publicados no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa para que todos os membros tenham conhecimento de cada um deles. No ano passado, houve apenas duas reuniões”, disse Cabral.

A pauta para este ano, de acordo com o deputado Dilmar Dal Bosco, está bastante diversificada. Entre os assuntos que a comissão deve debater é a lei do agrotóxico, as discussões em torno dos recursos hídricos e minerais, e ainda um debate mais agudo da Lei do Código Ambiental.

“São assuntos de extrema importância que precisam ser discutidos com exaustão e com pessoas especializadas em cada um desses temas elencados. É preciso trazer a UFMT e a Ager para discutirem o saneamento básico de Mato Grosso. A comissão precisa discutir a moeda verde, que já tem mais de R$ 1 bilhão para serem investidos no estado”, disse Dal Bosco.        

Comissão de Educação

A outra comissão que se reuniu hoje (14) pela manhã, para instalação e posse, foi a de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto. O deputado Valdir Barranco (PT) foi eleito para presidi-la durante o exercício de 2020. Já a vice-presidência ficou para o deputado Thiago Silva (MDB), que a presidiu no ano passado.

Os outros titulares da comissão são: Sebastião Rezende (PSC), Dr. João (MDB) e  Wilson Santos (PSDB).  Já os suplentes são: Romoaldo Júnior (MDB), Ondanir Bortolini (PSD) - Nininho, Paulo Araújo (PP), Dr. Eugênio PSB) e Lúdio Cabral (PT).

O novo presidente da comissão, Valdir Barranco, afirmou que os “trabalhos da comissão em 2020 serão de continuidade a do meu antecessor, Thiago Silva. Tenho o compromisso de fazer uma gestão de muito diálogo, tanto com os deputados quanto com o governador Mauro Mendes. Esse diálogo será permanente e respeitoso”, afirmou Barranco.

O ex-presidente e hoje vice-presidente Thiago Silva disse que nos últimos 12 meses a educação pública estadual avançou bastante em Mato Grosso, apesar de o ano de 2019 ter sido de dificuldades financeiras do estado. Ele lembrou que a comissão conseguiu viabilizar recursos do MT Par, que foram destinados para retomadas de obras das escolas em vários municípios mato-grossenses.    

“Mesmo com um ano atípico em função do déficit orçamentário por parte do Estado, a comissão foi fundamental para que o governo tirasse muitos alunos que estudavam em escolas de lata. Uma delas foi a do município de Rosário Oeste, onde os alunos estavam estudando em condições insalubres. A comissão buscou sempre trabalhar de forma coletiva, o que foi fundamental para fazer um bom trabalho”, disse Thiago Silva.    

À tarde, instalação e posse

À tarde, a partir das 14 horas, outras quatro comissões realizam reuniões. A primeira delas é da Constituição, Justiça e Redação (CCJR). As outras três reuniões são para a instalação e posse dos deputados em suas respectivas comissões. Eles vão aproveitar para eleger os presidentes e o vice de cada uma delas.

Às 15 horas, é a vez da instalação e posse na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Ela está composta da seguinte forma: titulares- Ulysses Moraes (PSL), Sebastião Rezende (PSC), Dr. João (MDB), Faissal Calil (PV) e Janaina Riva (MDB). Suplentes: Sílvio Fávero (PSL), Xuxu Dal Molin (PSC), Romoaldo Júnior (MDB), Valmir Moretto (PRB) e Delegado Claudinei (PSL).  

Em seguida, às 16 horas, a reunião de instalação e posse é da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes. Os seus membros são: titulares- Valmir Moretto, Xuxu Dal Molin, Sebastião Rezende, Ulysses Moraes e João Batista. Suplentes: Dilmar Dal Bosco, Sílvio Fávero, Romoaldo Júnior, Paulo Araújo e Valdir Barranco.  

A última reunião para instalação e posse e das possíveis eleições do presidente e vice é da Comissão de Segurança Pública e Comunitária. Os deputados que a compõem são: titulares- Sílvio Fávero, Ulysses Moraes, Thiago Silva, Delegado Claudinei e Elizeu Nascimento. Suplentes: Dr. João, Paulo Araújo, Dr. Gimenez, Dr. João Batista e Lúdio Cabral. Ela acontece às 17 horas.

Todas as reuniões das comissões que acontecem hoje (14) serão realizadas na sala Deputada Sarita Baracat, 202. As comissões têm finalidade de deliberar sobre as proposições dentro de seus campos temáticos e de fiscalizar os atos do poder público.

 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com