Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 28 de abril de 2005 15h27


A MT FOMENTO PODERá FINANCIAR EMPRéSTIMOS PARA COMPRA DE MATERIAL ESCOLAR A ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAçãO NO ESTADO. A POSSIBILIDADE ESTá PREVISTA EM PROJETO DE LEI DO DEPUTADO J. BARRETO (PL), APRESENTADO NA SESSãO DE QUINTA-FEIRA, 28 DE ABRIL. A MATéRIA AINDA PASSARá PELO VOTO DOS DEPUTADOS...

Compra de material escolar poderá ser financiada

Proposta de Barreto vai facilitar o acesso de estudantes à aquisição de materiais escolares

VALÉRIA CRISTINA / SECRETARIA DE IMPRENSA



A MT Fomento poderá financiar empréstimos para compra de material escolar a alunos de cursos de graduação no Estado. A possibilidade está prevista em projeto de lei do deputado J. Barreto (PL), apresentado na sessão de quinta-feira, 28 de abril. A matéria ainda passará pelo voto dos deputados da Assembléia Legislativa e pela sansão do governador Blairo Maggi (PPS), mas devido a sua importância e alcance social, o liberal acredita que conseguirá apoio dos colegas.

Conforme Barreto, é grande o número de estudantes que desistem de cursos superiores por não terem condições financeiras de arcar com a compra do material necessário ao acompanhamento das aulas.

A proposta do deputado cria o Programa de Crédito destinado ao financiamento de material escolar para os estudantes matriculados em cursos de graduação. A MT Fomento será o agente financeiro apto a realizar a operação bancária, através de contrato próprio com os alunos. O projeto prevê ainda a regulamentação da lei em 90 dias. O governo do Estado deverá estabelecer critérios de operacionalização do programa, inclusive definindo que a taxa de juros não ultrapassará 6% ao ano.

A apresentação desse projeto pelo deputado Barreto vai ao encontro de um dos grandes anseios da população, o acesso à educação. O governo federal tem apresentado programas na intenção de facilitar cada vez mais a entradas dos jovens na universidade. Inclusive buscando garantir vagas na rede particular de ensino superior, quando as cadeiras nas universidades públicas são insuficientes.

Mas garantir o ingresso do estudante na faculdade não resolve totalmente a questão. É preciso oferecer condições para que os cursos sejam concluídos, dando ao jovem maiores condições de inserção em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. E isso pode ser resolvido no Estado pelo Programa de Crédito para Financiamento de Material Escolar.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
613-2553/ 613-2597/ 9952-1211/ 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com