Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 15 de julho de 2003 12h51


A ETAPA ESTADUAL DA CONFERêNCIA DAS CIDADES EM MATO GROSSO Já TEM UM INDICATIVO DE DATA. SERá NOS DIAS 17 E 18 DE SETEMBRO, EM CUIABá. A PROPOSTA DE CALENDáRIO DA CONFERêNCIA FOI FEITA EM REUNIãO NA MANHã DESTA TERçA-FEIRA PELA COMISSãO PREPARATóRIA ESTADUAL DA CONFERêNCIA DAS CIDADES.

Conferência Estadual das Cidades será em setembro

A Assembléia Legislativa está representada na comissão preparatória do evento

SERGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE IMPRENSA DE GABINETE



A etapa estadual da Conferência das Cidades em Mato Grosso já tem um indicativo de data. Será nos dias 17 e 18 de setembro, em Cuiabá. A proposta de calendário da conferência foi feita em reunião na manhã desta terça-feira pela Comissão Preparatória Estadual da Conferência das Cidades, integradas por diversos órgãos e instituições. A reunião foi realizada no auditório da Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação.

De acordo com a deputada Verinha Araújo, do PT, que representa a Assembléia Legislativa na comissão, foi feita também a indicação da realização de conferências em 19 pólos para as etapas municipais. Na reunião ficou definida a quantidade de participantes na Conferência Estadual por segmentos: serão 540 delegados.

Amanhã, quarta-feira, a comissão volta a se reunir na AMM para a discussão de duas pautas: em primeiro, a proporcionalidade por segmentos para cada pólo regional e, em segundo, a definição de eixos de conteúdo de debate nas etapas regionais. As etapas regionais e a estadual irão definir as propostas e candidatos que Mato Grosso levará para a 1º Conferência Nacional das Cidades, que deve ocorrer entre os dias 23 a 26 de outubro.

Conforme Verinha, a comissão pré-definiu a seguinte representação para os segmentos na Conferência Estadual: 216 representantes do Poder Público Estadual e Municipal; 135 dos movimentos sociais e populares; 54 das entidades sociais e de trabalhadores; 41 de ONGs e entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; 41 de empresários da produção e financiamento urbano e 54 de operadores de concessionárias.

Estes são os 19 pólos pré-selecionados na reunião hoje: Diamantino, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Sinop, Matupá, Paranaíta, Juara, Juína, Sapezal, São José dos Quatro Marcos, Pontal do Araguaia, Água Boa, Tangará da Serra, Confresa, Cáceres, São Felix do Araguaia, Baixada Cuiabana e Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande. As datas destas conferências ainda serão definidas.

Na reunião, hoje, foi debatido também o Regimento Interno da Conferência e definido que serão indicados dois coordenadores para cada pólo. Os participantes da comissão estabeleceram ainda um modelo de adesão dos municípios que queiram se fazer representar nas etapas regionais. A Comissão Preparatória é integrada pelos seguintes órgãos e instituições: Seplan, Assembléia Legislativa, AMM, Casa Civil do governo do estado, Setec, Secretaria Estadual de Transportes, União das Câmaras de Vereadores, Femab, UFMT, Unemat, Crea, Instituto dos Arquitetos, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Terrestre, Sindicato das Empresas de Transporte Urbano, Sinduscon, Formad, CEF, CUT, Associação Brasileira de ONGs e Instituto de Gerentes de Cidades.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com