Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 14 de novembro de 2003 10h23


CONTINUA TENSO O CLIMA ENVOLVENDO CERCA DE 200 íNDIOS DA ETNIA XAVANTES E POSSEIROS EM ALTO BOA VISTA, DISTANTE 1.064 QUILôMETROS DE CUIABá. O LOCAL, FAZENDA SUIá-MISSU, MORAM MAIS DE 900 FAMíLIAS QUE CULTIVAM PLANTAçõES, E OS íNDIOS PEDEM A REINTEGRAçãO DE POSSE DOS 170 MIL HECTARES DA áREA

Continua o impasse entre índios e posseiros

Prefeito de Alto Boa Vista garantiu que policiais federais de Barra do Garças devem chegar ao município ainda hoje (14)

JOSÉ LUÍS LARANJA / SECRETARIA DE IMPRE



Continua tenso o clima envolvendo cerca de 200 índios da etnia Xavantes e posseiros em Alto Boa Vista, distante 1.064 quilômetros de Cuiabá. O local, fazenda Suiá-Missu, moram mais de 900 famílias que cultivam plantações, e os índios pedem a reintegração de posse dos 170 mil hectares da área.

Após fazer reféns várias famílias, durante o dia de ontem (13), os índios libertaram as pessoas com a promessa de membros da Funai estarem no local para negociar. O prefeito de Alto Boa Vista, Mário César Barbosa (PL), permaneceu durante quatro dias na capital mantendo contatos com o secretário de Segurança Pública, Célio Wilson Oliveira, na tentativa de requerer segurança para as pessoas do município.

Segundo informações do prefeito, o clima é tenso na região, e os índios interditaram a Br-158 que dá acesso á vários municípios mato-grossenses. “Ainda continuo preocupado com o problema e com a chegada da Polícia Federal e membros d Funai no local, acredito que a situação tende a melhorar”, adiantou o prefeito antes de viajar pela manhã à Rondonópolis.

Entre os municípios que estão sendo prejudicados pelo conflito estão: Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antonio, Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia, Luciara, Canabrava do Norte, Confresa, Vila Rica, Santa Terezinha, São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu. “Todos eles estão isolados e já está faltando combustível nos postos de gasolina, gás de cozinha, ônibus não estão trafegando e em algumas cidades, começam a faltar alimentos nos supermercados”, afirmou o prefeito.

Conheça Alto Boa Vista

O núcleo que deu origem ao município surgiu de um pequeno comércio, em 1976, à beira da estrada que liga São Félix do Araguaia a Barra do Garças. Depois que uma família de comerciantes, vinda de Ribeirão Bonito (hoje Ribeirão Cascalheira), aí se estabeleceu, novas famílias também optaram por morar nas imediações.

Formou-se um agrupamento de casas. O núcleo cresceu com a vinda de colonos da Gleba Bandeirantes-AGROPASA, onde eram posseiros de terras. A AGROPASA se utilizou de um estratagema para se livrar dos posseiros: deu um lote urbano na região do núcleo Alto Boa Vista a cada uma das famílias, devidamente escriturado. Este fato permitiu a formação definitiva do povoado.

Mais tarde verificou-se novo fluxo migratório. Desta feita vindo dos arredores: Pontinópolis, Suiá-Missu, Canarana, Fazenda Rondon, Serra Nova e outras localidades próximas.

O maior contingente populacional veio dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O município de Alto Boa Vista foi criado em 19 de dezembro de 1991, pela Lei Estadual nº 5.894-A. Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553/2597 ou 9982-0261/9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com