Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 8 de julho de 2005 21h52


UMA DAS GRANDES NOVIDADES APRESENTADAS A POPULAçãO MATO-GROSSENSE NO SEGUNDO DIA DE REALIZAçãO DA 41A EXPOAGRO FOI O PROGRAMA FEDERAL ‘COZINHA BRASIL’, UMA AçãO DESENVOLVIDA PELA FEDERAçãO DAS INDúSTRIAS E COMéRCIO DE MATO GROSSO (FIEMT) E O MINISTéRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ATRAVéS DO SESI DE CUIABá...

Cozinha Brasil chega a Mato Grosso

O programa federal foi inaugurado durante 41a Expoagro com a proposta de ensinar a população a aproveitar integralmente partes de alimentos que iriam para o lixo

FERNANDA BORGES / SECRETARIA DE IMPRENSA



Uma das grandes novidades apresentadas a população mato-grossense no segundo dia de realização da 41a Expoagro foi o Programa federal ‘Cozinha Brasil’, uma ação desenvolvida pela Federação das Indústrias e Comércio de Mato Grosso (Fiemt) e o Ministério de Desenvolvimento Social através do Sesi de Cuiabá.

Implantado em 1999 na cidade de São Paulo, o programa surgiu da idéia de nutricionistas que tinham como meta elevar o nível da saúde do paulistano e combater o desperdício de alimentos. Uma análise feita por estes mesmos profissionais constatou que 30% do lixo urbano é composto por alimentos que poderiam ter sido consumidos.

A ação, simples, culminou na chave do programa: conscientizar a população sobre a importância da utilização integral de frutas, verduras e legumes no preparo de pães, bolos, biscoitos e outros alimentos.

Segundo a coordenadora da Área de Responsabilidade Social do Sesi- instituição ligada a Fiemt-, Patrícia Reis Rodrigues, o grande objetivo de promover um curso que ensina como se utilizar os alimentos em sua integridade é o aumento na qualidade de vida da população.

“É certeza do consumo corretos das vitaminas necessárias e outras substancias fundamentais para o desenvolvimentos saudável da pessoa. Coisas simples como não jogas fora a casca da banana, do mamão, a semente da abóbora garantem pratos deliciosos e com grande poder nutricional”, explicou.

O curso, que é ministrado por uma nutricionista e duas auxiliares acontece ‘à bordo’ de uma ‘van’ do Sesi, que inaugurada em Cuiabá durante a exposição deve percorrer todo o Estado. O curso em si, que dura aproximadamente uma semana, acontece nas versões ‘Básico’ e ‘Agentes Multiplicadores’. O primeiro visa atingir a população em geral, enquanto o segundo é oferecido para profissionais que lidam com alimentação m grande escala, como cozinheiros, merendeiros de escolas públicas e creches entre outros.

Patrícia explicou que até dezembro a agenda de visitas da van ‘Cozinha Brasil’ esta completa. Os profissionais devem passar por Várzea Grande, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Rondonópolis, Alto Garças entre outros municípios. A intenção é percorrer todo o Estado.

Mais informação
Secretaria de Imprensa 613-2553


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com