Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 10 de outubro de 2005 15h30


BRINQUEDOS, PINTURAS, CORTES DE CABELO, MAQUIAGEM E JOGOS. ESSAS FORAM ALGUMAS DAS ATIVIDADES OFERECIDAS àS CRIANçAS PORTADORAS DE CâNCER NO FIM DE SEMANA, NO BUFFET COLOSSO, EM CUIABá, PROMOVIDO PELAS ENTIDADES VOLUNTáRIAS AVOGAS (ASSOCIAçãO DE VOLUNTáRIOS GIORGIO DE ALMEIDA SOUZA), SANTA CASA DE MISERICóRDIA DE CUIABá E CANOPUS...

Crianças portadoras de câncer ganham dia de lazer

Serviços voluntários contribuem na recuperação do paciente. Parcerias dão suporte na realização de eventos

ITIMARA FIGUEIREDO / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Brinquedos, pinturas, cortes de cabelo, maquiagem e jogos. Essas foram algumas das atividades oferecidas às crianças portadoras de câncer no fim de semana, no buffet Colosso, em Cuiabá, promovido pelas entidades voluntárias Avogas (Associação de Voluntários Giorgio de Almeida Souza), Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá e Canopus. Além das crianças, que ganharam kit de higiene, os familiares assistiram a palestras sobre higiene bucal e nutrição.

Independente dos serviços prestados para essas crianças, a participação voluntária faz com que elas tenham força para enfrentar o tratamento, argumenta a coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, Roseli Barbosa, que participa ativamente de eventos beneficentes. “A sociedade mato-grossense é muito participativa nas causas sociais”, afirmou, ao se referir ao sucesso dos eventos anteriores.

A administradora do ambulatório de Quimioterapia Infantil da entidade, Susan Taques garantiu que o trabalho voluntário já faz parte do tratamento de qualquer paciente. “Integrações como esta é fundamental porque aproxima as famílias dessas crianças. É importante que os irmãos do doente conheçam seus colegas. Queremos restaurar o vínculo familiar do paciente e isso só é possível graças ao trabalho voluntário”, avalia Susan.

No semestre passado, a Sala da Mulher realizou, em parceria, um leilão de arte beneficente para arrecadar recursos para ajudar na reforma do setor de pediatria do hospital. “Sempre demos suporte a essas crianças. E agora com a parceria da Sala da Mulher temos condições de melhorar ainda mais a qualidade de vida dessas crianças, como este evento que aumenta a auto-estima de cada uma delas”, disse a presidente da Avogas, Elvira Maria Palma de Arruda Costa.

Santa Casa é especializada no tratamento contra o câncer

Com atendimento especializado contra o câncer infantil e adulto oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá – credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), oferece UTI infantil, tratamento com Radioterapia, Quimioterapia, cirurgia e ainda acompanhamento psicológico às famílias das crianças portadoras de câncer. Atualmente, 22 crianças estão internadas e cerca de 60 têm acompanhamento em casa.

“A aceitação do diagnóstico é uma das fases mais difíceis para a família”, explica o médico Cancerologista Pediatra, da Santa Casa, Wolney de Oliveira Taques – único médico com título de especialista em câncer de Cuiabá. Ele afirma que os serviços voluntários são eficazes no resultado do tratamento.

Na oportunidade, o médico questionou os critérios utilizados pela Central de Regulação do SUS, que encaminha o paciente aos dois únicos hospitais especializados da Capital: Hospital do Câncer e a própria Santa Casa. “Essa central não tem feito a distribuição de pacientes de forma igualitária”, questiona.

Para sanar esse impasse, Taques sugere a intervenção do Governo Estadual. “É preciso criar mecanismo que descentralize a distribuição dos pacientes”. Ele explicou que já encaminhou um documento a Central de Oncologia solicitando essas informações, mas ainda não obteve resposta.

Leucemia tem cura

De acordo com Taques, a Leucemia é o tipo de câncer mais comum e pode acontecer de maneira esporádica. Segundo ele, 70% dos casos têm chances de cura “muitas vezes o tratamento é feito só com quimioterapia”, explicou. Segundo ele, nos casos especiais, o paciente é transferido para o Hospital das Clínicas em Curitiba.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6512/ 9952-1211


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com