Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de maio de 2007 09h42


A ASSEMBLéIA LEGISLATIVA INSTALA HOJE (9), àS 16 HORAS, A CâMARA SETORIAL TEMáTICA PARA ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTáVEL DOS 13 MUNICíPIOS QUE COMPõEM A BAIXADA CUIABANA. A CâMARA, QUE SERá PRESIDIDA PELO DEPUTADO WALTER RABELLO (PMDB), AUTOR DO REQUERIMENTO DA CST, TERá O PRAZO DE 180 DIAS PARA DIAGNOSTICAR, ANALISAR, DISCUTIR E SUGERIR AçõES RELACIONADAS

CST discute desenvolvimento à Baixada Cuiabana

Instalação da CST acontece hoje, às 16 horas, na Sala das Comissões

ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



A Assembléia Legislativa instala hoje (9), às 16 horas, a Câmara Setorial Temática para estudo sobre o desenvolvimento sustentável dos 13 municípios que compõem a Baixada Cuiabana. A câmara, que será presidida pelo deputado Walter Rabello (PMDB), autor do requerimento da CST, terá o prazo de 180 dias para diagnosticar, analisar, discutir e sugerir ações relacionadas a esses municípios.

“Precisamos urgentemente pensar um modelo de aceleração de desenvolvimento para os municípios da Baixada Cuiabana, em virtude da situação econômica lamentável que se encontram essas cidades”, analisou Rabello.

Ele argumentou que 2005 e 2006 foram anos de crises (madeira, agricultura, garimpo e comércio) não só no estado, mas em todo o Brasil, e a Baixada Cuiabana não ficou isenta das conseqüências dessa crise. “Por causa das condições climáticas, da vegetação e do entorno do Pantanal essa região foi muito sacrificada”, disse o deputado, ao acrescentar que as prefeituras vivenciam intensa crise econômica que mal conseguem pagar os salários dos funcionários. “Precisamos buscar novas alternativas para essa região”.

Rabello também defende que a discussão seja ampliada com a participação do Executivo, deputados federais e senadores, sociedade civil organizada. A CST será composta pelo relator Paulo Moura e pelos membros Heihatiro Roberto Kanashiro, Fabiano Prates e Maria da Glória Carmo Carvalho.

Os municípios da Baixada Cuiabana são: Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antonio do Leverger, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Jangada, Acorizal, Rosário Oeste, Nobre, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães e Planalto da Serra. No final do mês de abril, a Assembléia Legislativa discutiu com os prefeitos sobre a situação de cada cidade e a realização do seminário: Dificuldades, Desafios e Soluções para ampliar o debate e propor ações que culminem no crescimento econômico de cada município.

Mais informações
Secretaria de Comunicação
Fones: 3901-6310/ 6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com