Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 2 de setembro de 2003 18h38


COM A FINALIDADE DE TRANSMITIR AOS SERVIDORES DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA NOçõES ELEMENTARES DE PRIMEIROS-SOCORROS, A ESCOLA DO LEGISLATIVO - EM PARCERIA COM A CIPA, CRUZ VERMELHA E CORPO DE BOMBEIROS OFERECE AOS FUNCIONáRIOS DA CASA TREINAMENTO PARA EMERGêNCIA EM ACIDENTES DO TRABALHO, DOMéSTICOS E DE TRâNSITO - COM êNFASE PARA OS CASOS DE FRATURAS E QUEIMADURAS....

Curso de Primeiros-Socorros na Assembléia

Parceria com Cruz Vermelha e Corpo de Bombeiros para capacitar servidores

HAROLDO ASSUNÇÃO / ASSESSORIA DE IMPREN



Com a finalidade de transmitir aos servidores da Assembléia Legislativa noções elementares de primeiros-socorros, a Escola do Legislativo - em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Cruz Vermelha e Corpo de Bombeiros oferece aos funcionários da Casa treinamento para emergência em acidentes do trabalho, domésticos e de trânsito - com ênfase para os casos de fraturas e queimaduras.

“Vamos capacitar nossos colegas para atendimento a situações de emergência que podem acontecer no dia-a-dia de qualquer pessoa”, explicou Ilza Nunes, presidente da Cipa.

A aula inaugural do curso aconteceu na manhã desta terça-feira (02), no Comitê de Imprensa do Legislativo, e foi ministrada pelo Capitão BM Ricardo Bezerra, do Sistema Integrado de Atendimento a Traumas e Emergências (Siate). As outras duas aulas serão proferidas pelo Soldado BM Ojier Castro de Almeida, especialista em atendimento a traumas. Além do presidente da Casa, deputado José Riva (PTB), também estiveram presentes o deputado Aparecido Alves (PSDB) e o presidente do Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindal), Ataíde Pereira.

Também prestigiaram a aula inaugural o Coronel BM Arilton Azevedo Ferreira, comandante do Siate - que representou o Comando Geral da corporação -, e os Capitães BM Átila Vanderlei da Silva, Juarez Nunes Moreira e Ruberval Alexandre de Barros, respectivamente assessor de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros e comandantes do 1º e 2º Batalhões (Verdão e Várzea Grande). Compareceram, ainda, a presidente da Cruz Vermelha em Mato Grosso, Vera Zago, e os conselheiros Odovaldo Daltro e Avelino Tavares.

Para José Riva, o curso de primeiros-socorros irá aumentar a segurança interna dos servidores da Casa, na medida em que irá prepará-los para o atendimento a situações de emergência, que exigem ações imediatas. “O rápido atendimento, em alguns casos, pode significar a diferença entre a vida e a morte”, assinalou o parlamentar.

Conforme o Capitão BM Paulo Wolkmer, assessor da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, a parceria entre a Casa, a corporação e a Cruz Vermelha “é resultado do trabalho de aproximação institucional que a Mesa Diretora tem desenvolvido junto a diversos segmentos do Poder Público e da sociedade mato-grossense”.

Parceria que, na avaliação da presidente da Cruz Vermelha, em Mato Grosso, Vera Zago, “é altamente positiva, pois coincide com alguns de nossos principais objetivos, a prevenção a acidentes e o pronto atendimento de emergências”. A opinião dela foi partilhada pelo comandante do Siate. “Na medida em que conseguimos preparar um maior número de pessoas para prestar atendimento emergencial, estamos estendendo a atuação do Siate e contribuindo para salvar vidas”, afirmou o coronel Ferreira.

O interesse dos servidores e a procura pelo treinamento surpreenderam. “Em apenas dois dias, registramos mais de uma centena de inscrições. Em função dessa demanda, teremos que formar novas turmas, posteriormente”, adiantou o coordenador da Escola do Legislativo, Adriângelo Antunes.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Escola do Legislativo
Haroldo Assunção
Fones: 613 2563 / 8112 6583


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com