Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 7 de junho de 2006 11h05


A LIBERAçãO DE PARTE DAS EMENDAS PARLAMENTARES ESTADUAIS PARA ESTUDOS QUE POSSAM ACELERAR AS OBRAS DE EXTENSãO DA FERRONORTE, ATé CUIABá é UMA DAS ALTERNATIVAS APRESENTADAS PELO DEPUTADO ESTADUAL, CHICO DALTRO (PP). ELE ARTICULA COM VáRIOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, A REALIZAçãO DE UM ATO PúBLICO, HOJE (8)...

Daltro encabeça ato pela Ferrovia em Cuiabá

Segundo o parlamentar, a chegada dos trilhos propiciarão a redução do valor do frete que atualmente, varia de acordo com a moeda americana e européia

SID CARNEIRO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



A liberação de parte das emendas parlamentares estaduais para estudos que possam acelerar as obras de extensão da Ferronorte, até Cuiabá é uma das alternativas apresentadas pelo deputado estadual, Chico Daltro (PP). Ele articula com vários segmentos da sociedade, a realização de um ato público, hoje (8), às 17h, na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá.

Na proposta do deputado, cada um dos parlamentares deve destinar recursos para EIA/RIMA (Relatório de Impacto do Meio Ambiente) para obras em regiões consideradas de preservação natural e patrimônio público. A manifestação terá a participação do Fórum Pró-ferrovia que buscam apoio aos projetos de viabilização da ferrovia até a capital de Mato Grosso em direção às regiões Médio Norte e Norte do Estado. “Cuiabá não pode ficar de fora desse processo de desenvolvimento”, afirmou Chico Daltro.

A Ferronorte é promessa de campanha política dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que esteve no cargo por oito anos. No entanto, os trilhos foram feitos somente até o município de Itiquira de onde é exportada grande parte da produção da região Sul até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). “Temos que ser inseridos nesse contexto para também escoar a produção que vem das regiões Médio e Norte do Estado para os portos do Sul”, afirmou o deputado.

Segundo ele, a Ferrovia propiciará a redução do valor do frete que atualmente, varia de acordo com a moeda americana e européia. Ainda conforme Chico Daltro, a ferrovia é uma alternativa de transporte barato e menos poluente para o país. Apesar de toda a luta pela Ferronorte para Mato Grosso, muitos consideram que o Estado está atrasado no setor de transportes que depende somente das estradas em estados precários.

Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da AL
Fones: 3901 – 6310


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com