Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 9 de novembro de 2004 16h26


Deputada critica manobra de Maggi

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



A deputada Verinha Araújo, do PT, acusou o governador Blairo Maggi de estar se antecipando a obras que serão realizadas pelo governo federal, para dar a impressão de que é ele quem está resolvendo o problema. A crítica foi feita em relação ao lançamento, pelo governador, ontem (segunda-feira), de uma obra de tapa-buracos em trechos da BR-163. Conforme contato telefônico feito pela deputada à senadora Serys Slhessarenko, já está garantida a licitação da recuperação (e não apenas tapa-buracos), de três trechos da estrada, um investimento de aproximadamente 22 milhões de reais.

Para Verinha, a posição do governador em relação ao governo federal é, no mínimo, dúbia. “Ele se reúne amigavelmente com o presidente Lula e com seus ministros, mas, por outro lado, coloca sua esposa e seu secretário de Infra-Estrutura, Luis Pagot, para apontar defeitos nas ações do governo”, criticou. De acordo com ela, ao agir assim, o governador mostra claramente que não é aliado nem parceiro do governo Lula.

Verinha informou que o governo federal também licitou obras emergenciais de tapa-buracos na 163, mesmo com o período das chuvas. Porém, as obras foram retardadas devido à greve dos servidores do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Denit). Está prevista a recuperação de um trecho da BR-163 entre Jangada e o Posto Gil, outro, do Posto Gil até Nova Mutum e um terceiro trecho, de Sinop até Santa Helena.

Sobre a estratégia do governo estadual, de antecipar obras federais, Verinha citou outro exemplo. A campanha de confecção de Registros de Nascimento, por exemplo, realizada no final de semana passado, foi creditada pelo Executivo estadual como sendo uma ação de sua iniciativa. Entretanto, ela lembra que tal ação fez parte de uma campanha nacional, da qual participaram diversos órgãos públicos e instituições. “O governo do estado se antecipa aos eventos que já sabe que vai ocorrer e, quando a ação federal começa, algumas pessoas acham que é o governador quem está resolvendo o problema”, alertou Verinha.

Para ela, a situação seria a mesma se o presidente Lula reunisse os prefeitos eleitos pelo PT em Mato Grosso e lançasse, nestes municípios, obras com recursos federais, mas de competência do Estado. “Maggi está querendo competir com o governo Lula, omitindo as ações federais, como o fazem a secretária Terezinha Maggi e o secretário Pagot”, advertiu.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-2545


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com