Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sábado, 4 de março de 2006 15h01


Deputada critica política educacional de Maggi

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



A deputada Vera Araújo, do PT, criticou a execução orçamentária do governo do estado como responsável pelo mau desempenho educacional em Mato Grosso, como foi revelado pelo exame do Enem. A deputada fez um pronunciamento agora pela manhã (sábado) na abertura da reunião do Conselho de Representantes das Sub-sedes do Sintep, que ocorre hoje e amanhã na Escola Estadual Nilo Povoas, em Cuiabá.

De acordo com a deputada, “o Executivo investe cada vez mais em infra-estrutura e equipamentos e menos no social e nas pessoas”. Ela destacou ainda que as falas do governador Blairo Maggi, sobre o não envio de verbas federais para Mato Grosso - que para ela não procedem - “são apenas uma forma de o governador se eximir de sua responsabilidade”.

Vera disse ainda que o Executivo vem implementado uma política, na Educação, de construir algumas escolas grandiosas, enquanto que centenas de outras permanecem em péssimas condições de funcionamento. De acordo com o presidente do Sintep, Júlio César Martins Viana, das 630 escolas estaduais, 350 estão em situação precária. Júlio César defendeu uma ampla discussão dos educadores, nas conferências nas escolas, municípios e a estadual, sobre os resultados do Enem. “Eles refletem o que realmente produzimos?”, questionou. Para ele, os educadores devem assumir a responsabilidade pela situação, mas não necessariamente a culpa. Para Júlio Cesar, os educadores devem se comprometer com soluções para os problemas. Para este quadro, ele considerou como negativas a situação das escolas e as condições e trabalho, como as múltiplas jornadas dos profissionais.

O deputado federal Carlos Abicalil, do PT, também participou da abertura do evento. Ele mostrou alguns dos bons desempenhos do governo Lula e destacou algumas das estratégias que os partidos de oposição estão utilizando para atrapalhar esta gestão. Uma delas seria a não aprovação do orçamento para este ano, o que impediria, até o momento, a assinatura de contratos pata novos investimentos.

. Também estiveram presentes representantes da CUT e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com