Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 7 de novembro de 2003 09h54


Deputada faz consulta sobre horário de verão

Verinha quer saber o que a maioria pensa sobre a possibilidade de retorno do horário de verão

SÉRGIO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Uma consulta popular, a ser realizada na próxima segunda-feira, às 9h, na Praça da República, em Cuiabá, irá aferir o que a população pensa sobre a possibilidade de Mato Grosso adotar, ainda que atrasado, o horário de verão. A consulta será feita pela deputada Verinha Araújo, do PT.

A adoção do horário de Verão sempre provocou polêmica em Mato Grosso. Muitas pessoas se queixavam do desconforto em se acostumar ao novo horário, uma hora adiantado e autoridades do setor alegavam, em sua defesa, a economia de energia. Este ano, o Ministério das Minas e Energia decidiu não incluir Mato Grosso e Estados do Norte e Nordeste do país no horário, por acreditar que a economia proporcionada não seria significativa. Para os demais Estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o horário de verão começou a zero hora do dia 19 de outubro e irá até o dia 14 de fevereiro.

Alguns setores, porém, estão reclamando de prejuízos com a não inclusão do estado no horário. Já se manifestaram os empresários do setor comercial, industrial e de comunicações. Os problemas estão relacionados à defasagem de duas horas em relação ao grandes centros. Isto tem prejudicado a realização de negócios e a transmissão de programas.

Esta semana, representantes destes setores mantiveram uma audiência com o governador Blairo Maggi para expor suas dificuldades. O governador, por sua vez, entrou em contato com a ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, para apresentar a questão. A ministra informou que, se o Estado realmente pretender adotar o horário de verão, terá que derrubar os impedimentos técnicos que acarretaram sua exclusão. Uma equipe do ministério pode vir ao Estado para avaliar o problema. O governador tem dito que se os estudos apontam que o horário apresenta pouca economia de energia, “também não gera qualquer prejuízo”.

Diante desta polêmica, Verinha quer saber o que pensa a população. A consulta popular deve se estender pela manhã e à tarde.

Maiores Informações:
Gabinete da deputada estadual Verinha Araújo - PT
Fones: 613-2543 / 613-254


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com