Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 25 de maio de 2021 08h50


BALANÇO

Deputado Claudinei conhece ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social de Poconé

O parlamentar teve um panorama dos trabalhos desenvolvidos pela secretária Joelma, que também expôs as principais necessidades da pasta

Samantha dos Anjos / Gabinete do deputado Delegado Claudinei



Foto: Samantha dos Anjos

A secretária Municipal de Assistência Social, Emprego e Renda de Poconé, Joelma Gomes da Silva, recebeu o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), na terça-feira (18), na sede da pasta, para apresentar os trabalhos sociais realizados e as principais necessidades da população local. Também marcaram presença o 2° tenente Thiago Soares, comandante do 1° Pelotão Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM), e o presidente do Conselho Comunitária de Segurança (Conseg) do município, Luiz Eduardo Costa Campo. 

Inicialmente, Joelma expôs o cenário vivenciado pelo município no combate e enfrentamento ao abuso e violência sexual de crianças e adolescentes. “Aumentaram os casos de Poconé, mas isso é devido à rede estar funcionando, pois estão conseguindo acompanhar mais as famílias e trazer à tona várias situações, o que antes não conseguia. O trabalho tanto do Conselho Tutelar, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do projeto Criança Feliz, ajudam a gente conseguir levar os casos à frente. Quando a gente pega a causa, levantamos a bandeira”, comenta.

Gestão - Joelma Gomes da Silva explica que, quando assumiu a gestão da Secretaria, foi aberta uma ação civil pública para restituir o Conselho Tutelar para ser adequado ao atendimento do público específico. “Conseguimos provar para a justiça que não dava para manter o antigo Conselho, tiveram afastamentos e exonerações. Politicamente era muito ruim para nós. Temos agora um Conselho Tutelar bem atuante. Hoje, temos uma seguridade da Justiça, promotoria, juíza, das entidades e das polícias, e a credibilidade para trabalharmos mais tranquilo”, diz Joelma. 

De acordo com a gestora, a visita do deputado é muito importante, porque o município tem a necessidade de ser visto com bons olhos. “Nós temos muitas deficiências, tivemos uma seca bruta no Pantanal e, graças a Deus, temos o Corpo de Bombeiros Militar e acredito que teremos um suporte maior em breve. Ter essa unidade aqui, foi para nós, uma conquista. Temos os bombeiros militares mais próximos”, declara Joelma.

Projetos - No encontro, a secretária adiantou alguns projetos que serão realizados no município. Um deles é a construção de um prédio com parque que é um anseio da população e que o governo estadual já se comprometeu a ajudar. “Hoje temos uma luta grande, tivemos um comprometimento do governador, construir um prédio e um parque com águas. Temos toda a condição para isso, estrutura e local. Este é um anseio para a população poconeana, quanto mais rápido, melhor. Já é um compromisso feito”, explana.

O projeto SER Criança, liderado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, vai atender o público infantil carente com aplicação de atividades para o desenvolvimento educacional e proporcionar lazer e qualidade de vida. Essa iniciativa será implantada primeiro, em Poconé e depois será estendido para outros municípios mato-grossenses. “Temos este projeto piloto da primeira-dama. Já cedemos um local por 10 anos para o Estado. Ainda não está em licitação, mas está encaminhado. Daqui será feito em outros municípios. Tem uma organização muito boa”, explica a secretária.

Ela esclarece que Poconé possui o projeto “Sonho Meu” que atende cerca de 800 crianças cadastradas no sistema. “Este projeto é federal. A gente estende para as demais famílias cadastradas no Cadastro Único (CAD) e que estejam em estado de vulnerabilidade. Temos prestação de contas em dia e aprovadas, lançamento no sistema de todas as pessoas atendidas, isso nos dá credibilidade com a prestação de contas. Peço para olhar para Poconé, pois tem mais de três mil famílias em estado de vulnerabilidade”, solicita Joelma ao deputado.

Reivindicação - O município tem um Centro de Convivência dos Idosos (CCI) que existe há mais de 13 anos e atende aproximadamente 150 idosos que realizam atividades aquáticas. Uma das dificuldades enfrentadas há quatro anos é com relação ao equipamento que aquece a água da piscina e que Joelma informa que não consegue solucionar o problema. “Venho lutando com essa piscina há mais de quatro anos. Troca compressor. Troca a placa inteira. Esquenta um pouco. Daqui a pouco não consigo justificar estes consertos. Não conseguimos resolver essa situação”, assinala Joelma.  

Outro assunto abordado na reunião foi sobre o projeto “Bombeiro do Futuro” que teve que ser interrompido no período da pandemia da Covid-19. “Estes trabalhos com as crianças, principalmente relacionados à segurança pública, as crianças gostam demais. Tanto que quando acabou o ‘Bombeiro do Futuro’, por causa da pandemia, muitos foram procurar a gente. Tínhamos quase 40 alunos”, frisa o 2° tenente do CBM.

Joelma reconhece a importância deste projeto do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar que desenvolve o trabalho da polícia militar mirim. “A criança se sente importante em espelhar em um bombeiro e um policial militar, então veem ali as regras. Isso é muito importante e ajuda as famílias. Um trabalho social que envolve crianças é muito bom. É viável. O projeto da PM tinha quase 80 crianças”, salienta.

Após a ciência de uma parte dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria, o parlamentar se comprometeu a verificar a situação da sede do Corpo de Bombeiros para ser ocupada em uma cadeia pública desativada no município há um ano e que pertence ao governo estadual. Devido o espaço do local ser amplo, a pretensão é permitir a implantação também dos projetos da segurança pública para as crianças. A secretária Joelma se dispôs a somar e firmar parcerias com estes trabalhos junto às instituições militares.

 


Gabinete do deputado Delegado Claudinei

Telefone: (65) 3313-6358