Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 22 de outubro de 2003 15h57


Deputado encaminha reivindicações do Pedra 90

Moradores se dizem acuados pela violência e querem resgatar a paz na localidade

MARIA NASCIMENTO / SECRETARIA DE IMPRENSA



Medo, insegurança e vontade de resgatar a antiga paz no bairro. Estes sentimentos levaram membros do Conselho Comunitário do Bairro Pedra 90 em Cuiabá a encaminhar uma pauta de reivindicações ao governador Blairro Maggi (PPS), via gabinete do também socialista, deputado Sérgio Ricardo.

“A violência está presente em todos os bairros. Mas, os moradores do Pedra 90 estão levantando a bandeira da luta contra essa violência e vamos levar as reivindicações até o governador, para que sejam tomadas as providências. Estamos fazendo as indicações, vamos levar pessoalmente ao governador e, com certeza, o bairro terá uma resposta”, assegurou Sérgio Ricardo, lembrando que no último sábado os moradores do Pedra 90 já haviam dado demonstrações de estarem unidos contra a violência, fazendo uma passeata pelo bairro.

“Nós, moradores, queremos segurança para trabalhar e para que nossas famílias possam ir e vir. Queremos resgatar a dignidade do bairro. Hoje a insegurança é tão grande que escolas fecham suas portas por ordem de bandidos”, disse o morador João Carlos de Godoy, referindo-se a episódio vivido pela Escola Mailik Didier que permaneceu fechada por um dia, por ter recebido ameaças de bandidos.

Outro fato constatado pelos moradores é que estão sendo penalizados na hora de adquirir serviços de terceiros. “Entregadores de pizzas, de medicamentos, de tele-mensagens e até taxistas não querem atender quando damos o endereço do Pedra 90. Outro dia, ao solicitar tele-mensagem para marcar o aniversário do meu filho, fui informado “não atendemos na região do Pedra 90”, contou João Oswaldo, comerciante naquela localidade.

Na pauta de reivindicações do bairro enviada ao governador estão: o aumento do efetivo - hoje são 38 policiais para atender a 28 bairros da grande região do Pedra 90 -, instalação de uma Delegacia da Polícia Civil. “Hoje somos atendidos pela delegacia civil do Pascoal Ramos que está na eminência de ser desativada e os trabalhos absorvidos pela do Tijucal que já tem uma alta demanda”, observou o morador.

Ainda, a aquisição de três motos para a Companhia Comunitária; uma ambulância para atender as ocorrência que são atendidas pela viatura da PM; retorno do policiamento ostensivo feito à pé e por ciclistas; construção de guaritas na 2ª e 3ª etapas do bairro; construção de alojamentos e disponibilidade de policiais 24 horas nas escolas.

Contratação de serviço de abastecimento das viaturas e motos no próprio bairro - hoje são abastecidos há 25 quilômetros do bairro, na avenida Miguel Sutil próximo a rodoviária da capital, levando em média duas horas entre percurso, verificação das condições da viatura e abastecimento.

Outro pedido feito pelos moradores do Pedra 90 é o cumprimento de mandados judiciais. Segundo eles, diversos bandidos com prisões decretadas em Cuiabá, outras cidades e até outros estados se refugiam no Pedra 90. “Parece uma cidade sem lei. Tem bandido que todo mundo sabe que está com prisão decretada e fica no bairro e, ainda, cobrando pedágio de comerciantes e ciclistas, para se manterem”, informaram os moradores.

Não bastassem todos os problemas, outros de cunho comportamental também vem causando sofrimentos aos moradores. São policiais que, segundo eles, em pleno horário de trabalho e fardados, ficam namorando as moças do bairro num total descumprimento do dever. “Eles estão namorando quando deviam trabalhar e estamos solicitando ao governador o remanejamento desse pessoal”, disse João Oswaldo.

Mais informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia legislativa
Fones: 613-2597/2553 ou 9982-0261/9972-8390


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com