Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 17 de agosto de 2004 18h09


O PRESIDENTE DA ASSEMBLéIA LEGISLATIVA, DEPUTADO JOSé RIVA (PTB), REBATEU AS CRITICAS, SEM CITAR NOMES, DE QUE O PARLAMENTO MATO-GROSSENSE TEM CARáTER ASSISTENCIALISTA. SEGUNDO O PETEBISTA, O ASSISTENCIALISMO ESTá EMBASADO NA FALTA DE UMA POLíTICA SOCIAL MAIS JUSTA POR PARTE DO ESTADO BRASILEIRO...

Deputado José Riva rechaça críticas à Assembléia

Segundo o parlamentar, a Assembléia Legislativa é obrigada a intervir por falta de uma política social mais justa para o cidadão

ELZIS CARVALHO / SECRETARIA DE IMPRENSA



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), rebateu as criticas, sem citar nomes, de que o Parlamento mato-grossense tem caráter assistencialista.

Segundo o petebista, o assistencialismo está embasado na falta de uma política social mais justa por parte do Estado brasileiro. Em todo o país, a maioria da população não tem acesso a infra-estrutura e muito menos a benefícios sociais como saúde e educação de qualidades”, abordou.

Nessas condições, de acordo com Riva, o cidadão comum muitas vezes não consegue sequer atendimento no Sistema Único de Saúde e por isso lota os corredores do Legislativo.

“Isso obriga a Assembléia Legislativa a ser assistencialista. Os deputados não podem fechar os olhos para os problemas enfrentados pelas pessoas, que não são assistidas pelo Estado” disse.

Para exemplificar a sua fala, Riva disse que uma senhora de quase 200 quilos o procurou em seu gabinete em busca de ajuda para a realização de uma cirurgia de redução de estômago. “Ela precisa de uma cirurgia com urgência, para conter a obesidade mórbida que sofre. Como vou fechar os olhos para isso”, questionou o deputado.

Riva ressaltou que não vislumbra, a curto prazo, uma política em nível federal voltada para minimizar os problemas enfrentados pela população mais carente em todo o país e principalmente em Mato Grosso. “A ausência de uma política social mais justa é antiga. Porém, não a resolveremos a curto prazo, mas é preciso agir”.

O presidente disse também que os deputados fazem assistencialismo por questões humanitárias e que os parlamentares não podem ser irresponsáveis com a sociedade. “Os parlamentares não vão cruzar os braços, vamos fazer um trabalho macro para resolver a questão social em todo o Estado”.

---------------------- Mais Informações:
Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa
Fones: 613-2553 / 2597 / 9982-0261 e 9603-0580


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com