Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de agosto de 2007 11h16


O DEPUTADO JOSé DOMINGOS FRAGA (DEM) APRESENTOU PROJETO DE LEI QUE DISPõE SOBRE O PROGRAMA ESTADUAL DE TRATAMENTO E RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM VEGETAL E ANIMAL DE USO CULINáRIO. DE ACORDO COM O PARLAMENTAR, O PROJETO VISA PROMOVER A POLíTICA AMBIENTAL E AO MESMO TEMPO, APRIMORAR A ATIVIDADE ECONôMICA DA RECICLAGEM DA MATéRIA RESIDUAL, POR INTERMéDIO DE APOIO E INCENTIVO DO PODER PúBLICO ESTADUAL

Deputado propõe reciclagem de óleos vegetais

José Domingos pretende promover a política ambiental e apoiar o incentivo fiscais

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



O deputado José Domingos Fraga (DEM) apresentou projeto de lei que dispõe sobre o Programa Estadual de Tratamento e Reciclagem de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal e Animal de Uso Culinário. De acordo com o parlamentar, o projeto visa promover a política ambiental e ao mesmo tempo, aprimorar a atividade econômica da reciclagem da matéria residual, por intermédio de apoio e incentivo do Poder Público estadual.

Conforme o deputado, o programa terá como metas prioritárias a prevenção contra danos da rede de esgoto, prevenir contra a poluição do meio ambiente e despertar a sociedade sobre as vantagens múltiplas dos processos de reciclagem dos óleos e gorduras. Um dos fatores primordiais para elaboração da matéria é estimular os incentivos fiscais, linhas de crédito a reciclagem por micro e pequenas empresas, associações e cooperativas. “Além da reciclagem em si, se mostra tuma forma de estimular a geração de renda e empregos”, avaliou José Domingos.

Consta ainda que o programa determinará e patrocinará estudos, desenvolvimento de projetos e outras medidas, bem como, suporte técnico e financiamento. Caberá a Secretaria de Meio Ambiente instituir políticas de desburocratização com fins de facilitar a expedição de licença ambiental. “A alta produção de lixo no mundo é um dos fatores que preocupa a população mundial e a nossa proposta é para conter esse problema”, destacou o deputado.

Segundo pesquisa realizada por uma ONG americana, estimativas indicam que apenas 1% do óleo usado no mundo é tratado. Uma das alternativas mais usadas é a fabricação de sabão, podendo até mesmo ser feito de forma doméstica, evitando assim poluir o meio ambiente.

Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembléia Legislativa
Fones: 3901-6310/6283


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com